Avião A320neo toca o solo antes da pista e atinge diversas luzes na cabeceira

A320neo da China Eastern – Imagem meramente ilustrativa

Em um grave incidente no meio da última semana, os pilotos de um Airbus A320neo acabaram por tocar o solo com a aeronave antes do início da pista, resultando em danos a luzes da cabeceira e aos pneus do avião.

Segundo relata o portal The Aviation Herald, o Airbus A320neo da companhia China Eastern, registrado sob a matrícula B-305Y, estava realizando na última quarta-feira, 9 de fevereiro, o voo MU-2287 de Xianyang para Yulin, ambas cidades na China, com cerca de 50 pessoas a bordo quando houve a ocorrência.

Não há dados de boletins meteorológicos disponíveis, porém, o jato teria pousado em Yulin com tempo claro. O pouso ocorreu pouco antes da pista às 08:42 locais (00:42Z), quebrando várias luzes da cabeceira da pista, mas continuando a se deslocar pela pista e até o pátio sem mais incidentes.

Vários usuários nas mídias sociais na China alegam que a aeronave foi vista em baixa altitude na aproximação.

A Administração de Aviação Civil da China abriu uma investigação sobre a ocorrência, categorizando-a como pouso fora da pista.

A aeronave não conseguiu continuar sua programação, já que pneus precisaram ser substituídos, mas voltou a decolar apenas neste último domingo, 13 de fevereiro. Isso pode indicar que houve mais intervenções de manutenção do que apenas a troca dos pneus, ou então que houve uma retenção do A320neo para fins de coleta de dados para a investigação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias