Início Acidentes e Incidentes

Avião A321 derrapa, fica a 90º na pista e com rodas na grama em Florianópolis; veja vídeo do momento

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Uma ocorrência de excursão de pista acabou de acontecer durante o pouso de um Airbus A321 no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), nesta manhã de quarta-feira, 12 de julho, e o momento foi registrado em vídeo, mostrado abaixo nesta matéria.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram o avião de lado, a 90º com a direção da pista, e com as rodas do trem de pouso de nariz na grama, além das rodas do trem de pouso principal direito afundadas no pavimento da lateral da pista.

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

O avião envolvido é o A321 registrado sob a matrícula PT-MXM, que partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 08h23, no voo LA-3300. O pouso ocorreu às 09h20 na capital catarinense, pela cabeceira 32, e dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o problema ocorreu no final da desaceleração, próximo à cabeceira 14.

Imagem: FlightRadar24

Segundo informação publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a pista de Florianópolis está fechada para pousos e decolagens devido a aeronave acidentada. O intervalo preliminarmente estabelecido para o fechamento vai das 10h22 desta quarta-feira até 17h00 do sábado, 15 de julho:

Q) SBCW/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2740S04833W005
RWY 14/32 CLSD DEVIDO ACFT ACIDENTADA
ORIGEM: SDIA B2528859
12/07/23 13:22 a 15/07/23 20:00 UTC

Atualização: o intervalo de fechamento foi atualizado para até 05h00 da manhã de quinta-feira, e não mais até o sábado: 12/07/23 23:34 a 13/07/23 08:00 UTC.

O AEROIN entrou em contato com a Latam e trará atualização após a companhia disponibilizar mais informações sobre a ocorrência. Este é um assunto em desenvolvimento.

Atualização: a companhia aérea informa o seguinte:

“O Grupo LATAM informa que a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) às 9h20 desta quarta-feira (12/07). Todo o apoio necessário para o desembarque em segurança dos passageiros e tripulantes foi realizado.

Assim que mais informações estiverem disponíveis, elas serão divulgadas pelos canais oficiais no twitter (https://twitter.com/LATAM_BRA) e no site www.latam.com.”

Atualização: em nova atualização, a companhia informa o seguinte:

“A LATAM informa que o seu Recovery Team já está em trânsito para a remoção da aeronave do local do ocorrido em Florianópolis nesta quarta-feira (12/07) e que já notificou todos os passageiros com voos afetados na capital catarinense. 

Os clientes afetados por essas alterações podem realizar a mudança de seus voos sem custos ou solicitar o reembolso integral da sua passagem aérea diretamente na seção Minhas Viagens do site www.latam.com e no aplicativo LATAM. Se preferir, o cliente no Brasil pode entrar em contato com a Central de Serviços pelo telefone +55 11 4002-5700. Para demais países, os telefones estão disponíveis no Contact Center.

A LATAM reforça que todos os 172 passageiros e 7 tripulantes do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica. A ação foi tomada após o incidente com a aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que extrapolou os limites de pista no pouso no aeroporto catarinense.

A LATAM Airlines Brasil esclarece ainda que está em coordenação com as autoridades competentes e que todas as informações oficiais disponíveis serão divulgadas pelos canais no twitter (https://twitter.com/LATAM_BRA) e no site www.latam.com.”

Atualização (13/07):

A LATAM Airlines Brasil informa que o seu Recovery Team concluiu na manhã desta quinta-feira (13/7) o processo de remoção da aeronave Airbus A321 (PT-MXM). Com a reabertura operacional do aeroporto, a companhia volta a operar normalmente pousos e decolagens na capital catarinense.

A LATAM notificou todos os clientes com viagens de/para Florianópolis afetados para que possam modificar os seus voos sem custos ou solicitar o reembolso integral da sua passagem aérea diretamente na seção Minhas Viagens.

A companhia reitera que todos os fatos relacionados a este incidente serão apontados oficialmente pelas autoridades competentes. A LATAM adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma operação segura para todos.”

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile