Avião A321neo é batizado de “Edward, a Águia Careca”, em homenagem a um falecido aviador

Imagem: Frontier Airlines / Pratt & Whitney

A fabricante de motores Pratt & Whitney e a companhia aérea Frontier Airlines anunciaram nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, que o mais novo avião A321neo da empresa foi batizado em homenagem a um falecido aviador.

“Edward the Bald Eagle”, ou “Edward, a Águia Careca”, é o nome do terceiro avião Airbus A321neo com motor GTF da companhia aérea, e apresenta em sua cauda a famosa águia careca símbolo da Pratt & Whitney.

Os funcionários da fabricante do motor nomearam o avião em homenagem ao falecido Edward Hall, um dos primeiros aviadores militares afro-americanos treinados como bombardeiro e navegador e membro dos famosos Tuskegee Airmen durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o serviço militar, Hall passou uma carreira de 33 anos na Pratt & Whitney, aposentando-se como metalúrgico em 1983.

“Os aviadores da Tuskegee estavam entre os mais talentosos e condecorados pilotos da Segunda Guerra Mundial, mas voltaram do serviço militar distinto apenas para enfrentar uma batalha pela dessegregação e igualdade em casa”, disse Earl Exum, vice-presidente da divisão de Motores Comerciais Maduros da Pratt & Whitney, membro do Conselho Consultivo de Diversidade Global, Igualdade e Inclusão da empresa e presidente do comitê de direção que levará uma exposição da Tuskegee Airmen para o New England Air Museum neste verão.

“Pioneiros da aviação como Hall têm sido o talento e a inteligência por trás de décadas de motores inovadores na Pratt & Whitney. Acreditamos que diversidade e inclusão são diferenciais para criatividade e inovação, por isso é comovente ver seu heroísmo, vida e legado homenageados dessa forma”, completou Exum.

Hall formou-se em física pela Virginia State University e fez pós-graduação no RCA Institute em Nova York antes de ingressar na sede da Pratt & Whitney em Hartford, Connecticut, em 1950. Durante esse tempo, Hall testemunhou o desenvolvimento e a evolução de muitos dos notáveis motores para aeronaves militares e civis.

Os avanços tecnológicos nessa época incluíram:

– os motores Wasp radiais refrigerados a ar;

– turbinas a gás como a J57, o primeiro motor dos Estados Unidos com mais de 10.000 libras de empuxo;

– o turbofan F100, que impulsionou décadas de defesa nacional;

– o turboélice PT6, que serviu de base para muitos projetos da aviação geral e helicópteros; e

– o turbofan JT3D, que inaugurou a era do jato com o Boeing 707.

Barry Biffle, presidente e CEO da Frontier Airlines, disse que é um grande orgulho que o mais novo A321neo tenha uma águia careca em sua cauda e o nome do falecido Edward Hall, que serviu valentemente ao país como aviador da Tuskegee, alcançou notável sucesso profissional após sua carreira militar e ajudou a quebrar barreiras para os afro-americanos por meio de sua defesa e liderança.

Em reconhecimento ao relacionamento das empresas, a Frontier pediu aos funcionários da Pratt & Whitney que nomeassem as três primeiras das 144 aeronaves da família A320neo da companhia aérea.

O primeiro avião recebeu o nome de “Frederick the Bald Eagle” em homenagem ao fundador da empresa, Frederick B. Rentschler, e o segundo foi batizado de “Maria the Bald Eagle”, em homenagem a Maria Della Posta, da Pratt & Whitney Canada, a primeira mulher presidente da empresa e uma pioneira na aviação sustentável.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias