Avião A321neo é visto tocando a cauda na pista em difícil pouso abortado

O momento do incidente, em cena do vídeo que você assiste abaixo – Imagem: Big Jet TV, via YouTube

Nesta segunda-feira, 31 de janeiro, os pilotos de um Airbus A321neo precisaram dominar sua aeronave após ela ser desestabilizada pelo vento no momento do pouso. Porém, devido à difícil situação, ainda chegou a ocorrer um leve toque da cauda na pista, conforme você poderá assistir no vídeo abaixo.

O incidente de “tail strike” aconteceu no Aeroporto Heathrow, em Londres, Inglaterra, por volta do meio-dia do horário local, quando o jato registrado sob a matrícula G-NEOP, operado pela companhia British Airways, chegava no voo BA-1307.

Após cerca de 1 hora desde a partida do Aeroporto de Aberdeen, na Escócia, os pilotos fizeram a aproximação do A321 para a pista 27R do Heathrow, porém, enfrentaram a ação de rajadas de vento nos segundos em que efetuavam o contato com o solo.

Primeiro, o avião é visto tocando apenas a roda direita do trem de pouso principal, e logo depois, os pilotos efetuam o toque completo com as duas rodas, porém, logo são surpreendidos com o levantamento da asa direita.

Imediatamente eles iniciam o procedimento de arremetida, porém, antes de a aeronave ganhar sustentação suficiente para se afastar do solo, ocorre o leve contato da cauda com a pista.

Segundo o cinegrafista, “Acho que o piloto sabe disso, mas o vento estava vindo sobre os prédios de escritórios na Bath Road. E há uma lacuna entre um prédio e o próximo conjunto de prédios de escritórios, o que permite que as rajadas fluam sem restrições pela pista”.

Após a arremetida, em cerca de 15 minutos os pilotos retornaram o A321 para um pouso completo pela mesma pista 27R.

Como o contato da fuselagem com a pista foi leve, a aeronave voltou a partir para seu próximo voo comercial cerca de 5 horas depois do pouso, portanto, é possível supor que não houve danos relevantes no A321neo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Regulamentação do transporte aéreo de animais é necessária e urgente, alerta...

0
O CFMV afirma que reconhece a complexidade do tema e está empenhado em contribuir para a elaboração de normativas que assegurem padrões