Avião A330 destrói pista e 747 precisa ser desviado por mais de 2 mil quilômetros

Imagem: YPPH Plane Guy

Um jato Airbus A330 da Qantas fez uma pista ser “descolada” durante a decolagem e fez com que um Boeing 747 fosse desviado para bem longe.

O caso aconteceu nesta manhã no Aeroporto de Perth, o principal do oeste da Austrália. Um A330-200 da Qantas acelerou com potência máxima para decolar rumo à Cingapura, porém o asfalto que estava atrás da posição de partida da aeronave acabou se desprendendo com a potência gerada pelos motores.

Com isso, uma camada asfáltica saiu literalmente voando para trás. Tudo foi captado pelo canal YPPH Plane Guy, que comentou que a pista estava em reforma alguns dias atrás, e que a parte que saiu voando ainda estava “fresca”, mas já liberada para uso.

Sem essa parte da pista, o Aeroporto de Perth ficou parcialmente interditado, sendo que apenas a pista de menor comprimento (2.1663 metros) ficou operacional. Um Boeing 747-8F da Silk Way West Airlines, procedente de Kuala Lumpur, na Malásia, não conseguiria pousar nesta pista menor e precisou ser desviado para Adelaide.

A cidade de Adelaide fica a mais de 2.120 quilômetros de distância de Perth, mas era o único aeroporto próximo com capacidade para receber um Jumbo, e o 747-8 precisou por voar por quase 3 horas até finalmente pousar em segurança, bem distante do destino original:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias