Uma ocorrência registrada no Aeroporto JFK, de Nova York, envolveu um Airbus A330 da italiana ITA Airways, que atingiu um CRJ-900 da norte-americana Endeavor, empresa regional que opera voos para a Delta Airlines.
O incidente, no dia 2 de janeiro, tornou-se conhecido nessa semana, após o retorno do jato, de matrícula EI-EJM, para a Itália em um voo de reposicionamento. O avião regional envolvido foi o registrado sob a matrícula N928XJ.
Na ocasião, o CRJ-900 teve a cauda atingida pela asa direita do Airbus A330, que teve arrancado o winglet (dispositivo de ponta de asa que melhora o desempenho aerodinâmico).
O canal “You can see ATC” no YouTube, especializado em áudios das comunicações de tráfego aéreo durante situações fora do comum, publicou o vídeo mostrado no player abaixo. Nele, um piloto de outro avião da Endeavor avisa ao controlador: “Parece que o avião da Alitalia atingiu um avião da Endeavor”.
Também há a mensagem do piloto do avião atingido, afirmando: “Talvez nossa cauda não estivesse totalmente visível. Há um certo congestionamento aqui na taxiway KF. E qual seja a aeronave que tenha taxiado agora atrás de nós, acho que a asa deles atingiu a parte de trás do nosso avião”.
Na sequência, outro piloto também comenta: “Estamos exatamente atrás da aeronave. Há uma grande peça no chão atrás da sua aeronave”.
As comunicações podem ser acompanhadas no vídeo a seguir:
Como visto na gravação acima, o Airbus A330 da ITA Airways havia chegado de Roma no voo AZ-610 e taxiava para o pátio pela taxiway Alfa, quando a ponta de sua asa direita atingiu a cauda do CRJ-900 da Endeavor. Este estava parado na taxiway KF, sem conseguir avançar ao pátio devido a outra aeronave à frente.
Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o CRJ-900 continua no aeroporto JFK desde o dia 2 até essa quinta-feira, 12. O Airbus A330 decolou de Nova York na noite da quarta-feira, 11, rumo a Roma.