Avião A330 rosa da Azul chama atenção ao ganhar nova matrícula e mudar de aeroporto

O A330neo rosa da Azul – Imagem: Young Spotter, via YouTube

Enquanto o último dos cinco Airbus A330-900 produzidos para a Azul Linhas Aéreas continua em sua longa espera na Europa até que a companhia brasileira veja condições de mercado adequadas para trazê-lo, os “vai-e-vens” do jato continuam acontecendo por lá.

Na movimentação anterior, vimos que o A330neo com a pintura especial do Outubro Rosa havia feito um voo local em Toulouse, na França, onde fica a linha de produção. Durante pouco mais de uma hora no ar, segundo afirmam fontes locais, o jato teria executado o “Customer Acceptance Flight”, ou seja, o voo de aceitação do cliente.

Trata-se do voo em que vão a bordo técnicos da fabricante e do cliente para avaliar as condições da aeronave antes da entrega. Apesar da suposta entrega, a Azul não tem nenhuma solicitação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para trazer seu último A330 ao Brasil, portanto, não há previsão de o translado ocorrer tão cedo.

Porém, a mais recente movimentação, registrada nesta quinta-feira, 27 de janeiro, chama a atenção por ser diferente das demais.

Após ter sido visto com nova matrícula provisória de testes no dia 21 de janeiro – antes utilizava a F-WWYO e agora recebeu a F-WTAM -, o A330neo branco e rosa decolou de Toulouse e voou por pouco mais de 20 minutos até o Aeroporto Lourdes–Pyrénées, em Tarbes, também na França.

O A330neo rosa voando na quinta-feira – Imagem: RadarBox

Em todas as outras movimentações em que ele tinha sido tirado de Toulouse, o destino havia sido o aeroporto da cidade de Châteauroux, onde a Airbus tem mantido aviões estocados, enquanto não são entregues aos operadores por conta da crise gerada pela pandemia.

Já este aeroporto de Tarbes é conhecido por receber aviões que vão passar por manutenções, modificações ou serem desmontados para descarte. Foi o caso, por exemplo, do Airbus A330-200 de matrícula PR-AIY da Azul, que em novembro passado saiu do Brasil e foi até o local, e depois de duas semanas retornou.

Assim, essa última movimentação do A330-900 rosa, que no Brasil voará sob a matrícula PR-ANV, levanta dúvidas sobre qual será o próximo destino. Será que ainda retorna em algum momento para a fábrica em Toulouse? Ou passará por algum serviço específico em Tarbes e por lá ficará até a Azul decidir trazê-lo ao Brasil?

Enquanto o A330neo não vem, deixamos a você mais uma sugestão de vídeo deste jato, de um pouso quando fez testes em Toulouse em dezembro:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM amplia em mais de 30% volume de voos entre Brasil...

0
A LATAM terá um aumento progressivo superior a 30% no volume de voos Brasil - Chile entre maio e julho deste ano.