Avião A340 de luxo passará por aeroporto brasileiro para buscar grupo de VIPs

Foto: AirX

Um Airbus A340-300 com apenas cem assentos de classe executiva e muito conforto a bordo deve passar pelo Brasil em novembro. Sua visita acontece especialmente para buscar um grupo seleto de pessoas e levá-las até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Essa é a logística que está sendo preparada para transportar pilotos e equipes da Fórmula 1 após o GP São Paulo, que acontece em 13 de novembro.

Segundo fontes informaram ao AEROIN, a aeronave está sendo contratada da empresa AirX Charter, uma companhia maltesa especializada em fretamentos de luxo que tem, inclusive, aeronaves da Embraer em sua frota. Para dar um exemplo do apelo VIP da companhia, o Airbus A340-300, por exemplo, teria capacidade de voar com cerca de 300 assentos numa empresa aérea tradicional, em uma configuração de três classes.

A data do voo ainda não foi informada e nem o local de partida no Brasil (que deve ser Guarulhos ou Campinas), mas deve acontecer logo após a prova em São Paulo. Isso porque GP de Abu Dhabi acontece no final de semana seguinte, em 20 de novembro.

Ainda não há informações sobre o voo que o grupo chega a São Paulo para a corrida no Brasil, mas também deverá ocorrer em uma aeronave fretada.

Foto do A340 – AirX

O A340 de luxo

O avião escolhido pelo grupo parece ser mesmo o ideal. Com uma capacidade máxima de 100 assentos reclináveis, espaço extra para as pernas, grande espaço de carga e um alcance global para transportar grandes grupos de uma só vez em todo o mundo. 

Possui banheiros totalmente fechados na frente, no meio e na traseira, além de um espaço social com configuração flexível. O jato pode voar até 15 horas ininterruptas, suficiente para uma viagem direta até Abu Dhabi.

Sua operadora é a AirX, que começou a voar em 2011 e cresceu com um modelo de negócios focado em fretamentos. A frota atual tem 14 aeronaves de vários tamanhos, de Embraer ERJ-145 ao A340, passando por E190 e Boeing 737.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias