Avião A350 escorrega para fora da pista a instantes de começar a decolagem

Uma ocorrência sem maiores consequências para a aeronave ou para as pessoas a bordo foi registrada no último sábado, 11 de dezembro, a instantes do início da decolagem, conforme informações obtidas pelo The Aviation Herald.

A aeronave envolvida, o Airbus A350-900 que opera sob a matrícula OH-LWA, da companhia finlandesa Finnair, estava partindo no voo AY-1963 de Helsinque, na Finlândia, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no início da madrugada do sábado quando houve o incidente.

Airbus A350-900 da Finnair – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Aeroporto de Helsinque – Imagem: Google Earth

Os pilotos do jato foram autorizados a alinhar na cabeceira da pista 15 a partir do ponto de espera YA, porém, depois que a aeronave entrou em movimento, os tripulantes comentaram ao controle de tráfego aéreo que estava muito escorregadio o pavimento.

O boletim das condições meteorológicas (METAR) dos horários próximos ao daquele momento indicam temperatura de 1ºC abaixo de zero tanto para a temperatura ambiente quanto para o ponto de orvalho:

EFHK 110120Z 10011KT 9999 OVC004 M01/M01 Q1016 NOSIG=
EFHK 110050Z 10012KT 9999 OVC004 M01/M01 Q1016 TEMPO BKN005=

Ao comentário dos pilotos, o controlador respondeu que a condição era de 4/4/4/4 em toda a pista, conforme uma medição que havia acabado de ser realizada pelo aeroporto.

A movimentação da aeronave foi então continuada, porém, o A350 não respondeu ao comando de fazer a curva na entrada da pista e escorregou em linha reta até parar com o trem de pouso do nariz além do limite lateral esquerdo da pista.

Após o incidente, um dos pilotos informou ao controlador: “Não somos capazes de virar para a pista”.

Dados das plataformas de rastreamento de voo mostram que a aeronave permaneceu na posição por cerca de 40 minutos até ser rebocada para a pista e levada de volta ao pátio.

A posição em que o A350 ficou após escorregar – Imagem: FlightRadar24

Após uma verificação da equipe de manutenção constatar que estava tudo bem com a aeronave, o A350-900 da Finnair finalmente partiu pela mesma pista 15 cerca de 90 minutos após a derrapagem na tentativa anterior.

A título de curiosidade, a seguir deixamos a sugestão de um vídeo de uma partida de outro avião no Aeroporto de Helsinque em um dia congelante, incluindo o taxiamento com a aeronave coberta de neve, o processo de de-gelo e a entrada na pista com a subsequente decolagem:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.