Avião A400M chama atenção ao decolar do Afeganistão deixando ‘flares’ para trás

Cena do vídeo que você vê a seguir nesta matéria

Uma gravação de decolagem de um grande avião Airbus A400M no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, de Cabul, no Afeganistão, tem chamado atenção desde ontem em meio aos trabalhos de evacuação aérea sendo feitos na capital do país.

As cenas do avião militar multimissão da Força Aérea Francesa mostram que “flares” foram liberados poucos instantes depois de o A400M partir da pista do aeroporto afegão.

Como você nota no vídeo acima, o “flare” é um dispositivo que funciona como uma espécie de bola de fogo emitida no ar pela aeronave. Sua função é gerar uma assinatura de calor para despistar mísseis ou qualquer outro tipo de arma que seja guiada pelo calor dos motores.

Assim, diante de vários flares deixados para trás no ar, a arma é desviada enquanto a aeronave ganha tempo para se afastar da ameça. O vídeo a seguir mostra uma demonstração de intensa liberação deste sistema de proteção em um teste do A400M em voo:

Apesar da emissão dos flares pelo A400M espanhol na decolagem, não se tem notícia de que ele tenha sido alvo de algum ataque efetivo do Talibã ou de que tenha havido alguma suspeita de ataque.

Na verdade, como comenta o jornal Financial Review, as operações aéreas militares ocorrendo no Aeroporto de Cabul estão sendo efetuadas com descidas e aproximações em espiral, para que as aeronaves não voem a baixa altura em áreas afastadas do aeroporto, e muitas das decolagens estão contando com a liberação dos flares como medida preventiva.

Tudo isso, segundo o jornal, para confundir possíveis ataques de mísseis de busca de calor por conta de temores de que o grupo do Estado Islâmico represente uma nova ameaça à segurança.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul