Início Acidentes e Incidentes

Avião acidenta-se em Boituva (SP): 9 vítimas, duas estão em estado grave

Imagem: Corpo de Bombeiros PMESP

Um avião Cessna C208 Caravan acidentou-se nesta quarta-feira, 11 de maio, na cidade de Boituva, distante cerca de 120 km da capital São Paulo e bastante conhecida por ser um ponto de referência na atividade de paraquedismo.

Segundo informações e imagens do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, o acidente aconteceu por volta do horário do almoço, na região do número 100 da Estrada Vicinal de Boituva.

Nove pessoas foram atendidas entre piloto e paraquedistas, das quais ao menos duas foram transferidas em estado grave, com parada cardiorrespiratória. Eles teriam morrido no hospital, mas ainda não há uma confirmação oficial desta informação.

Entre os demais, alguns tiveram ferimentos de maior ou menor gravidade e outros saíram praticamente ilesos. As informações são desencontradas sobre haver apenas as nove vítimas a bordo ou até doze pessoas.

Imagem: Corpo de Bombeiros PMESP
Imagem: Corpo de Bombeiros PMESP

Como se nota pelas fotos, a aeronave envolvida é a registrada sob a matrícula PT-OQR. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), trata-se de um C208 que estava em situação normal de aeronavegabilidade (manutenção e documentação), com seu certificado válido até setembro de 2022 e devidamente registrada na categoria de serviço aéreo público de paraquedismo.

Pessoas que presenciaram o acidente afirmam que a aeronave teria apresentado uma pane de motor e, na tentativa de retorno para um pouso de emergência, o avião teria quicado duas vezes e então pilonado (quando “capota” para a frente sobre o nariz).

Porém, há também relatos de que a aeronave teria atingido uma torre de alta tensão. Essa informação ainda não é confirmada.

Atualização: confirmado que as duas pessoas em parada cardiorrespiratória faleceram. Além disso, o total de pessoas a bordo foi atualizado para 16, e o acidente realmente aconteceu por uma pane com a aeronave.

Sair da versão mobile