O Airbus A320, que já ostentou a matrícula PS-ITA no Brasil e voou sob as cores amarelas da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), encontra-se em seus momentos finais, sendo desmantelado nos Estados Unidos. Este desfecho marca o fim de uma trajetória que se estende por quase duas décadas, envolvendo múltiplas linhas aéreas e continentes.
Na Itapemirim, a aeronave voou pouco, já que a companhia operou no Brasil por cerca de seis meses apenas, vindo a terminar operações de forma melancólica, restando inadimplente e deixando fornecedores, funcionários e milhares de clientes na mão.
Produzida em 2005, a aeronave foi inicialmente entregue à Jetstar Asia, de Singapura, onde permaneceu até o final de 2012. No início de 2013, o A320 trocou de mãos, adotando a matrícula TC-JUG ao ser incorporado pela Anadolujet, uma subsidiária da Turkish Airlines, e continuou sob este nome até outubro de 2020. Após ser devolvida ao seu locador, a aeronave aguardou um novo destino.
Em março de 2021, o avião encontrou uma nova oportunidade com a emergente Itapemirim Transportes Aéreos, sendo levado ao Brasil. Contudo, a promessa na aviação brasileira foi breve.
As operações da ITA foram abruptamente suspensas, e o PS-ITA ficou estacionado no Aeroporto do Galeão a partir de dezembro de 2021, antes de ser transferido para Tucson, Arizona, em janeiro de 2022, onde foi mantido desde então.
Recentemente, testemunhas fotografaram a aeronave sendo desmontada após não encontrar outro comprador que a colocasse para voar. Seu futuro deverá ser como fonte de peças para outros aviões ainda em operação mundo afora.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.