Avião Airbus A320neo “empurra” Boeing 767 durante decolagem no aeroporto de Londres

Uma situação inusitada foi flagrada hoje, 23 de março, no Aeroporto de Heathrow, em Londres, quando um jato menor acabou “empurrando” um avião maior durante a decolagem.

Este domingo, 23 de março, marcou o primeiro dia de operações plenas no aeroporto londrino, que ficou praticamente toda a sexta-feira fechado devido a um incêndio em uma subestação de energia. O incidente comprometeu o fornecimento de eletricidade, forçando a suspensão de pousos e decolagens por aproximadamente 20 horas.

Com a retomada das operações ao longo do fim de semana, uma prática relativamente comum em Heathrow foi aplicada com mais frequência: permitir que uma aeronave entre na pista para alinhar enquanto o jato à frente já está iniciando sua decolagem.

Normalmente, as aeronaves aguardam na pista de táxi, antes da barra de parada, a autorização para ingressar na pista, o que ocorre quando o avião à frente inicia sua decolagem. No entanto, devido aos frequentes congestionamentos em Heathrow, essa prática foi modificada, reduzindo consideravelmente a separação física entre as aeronaves.

No caso de hoje, um Airbus A320neo da British Airways, com uma pintura azul especial de sustentabilidade, iniciou sua decolagem enquanto um Boeing 767-300ER da United Airlines se alinhava logo atrás.

Porém, a potência dos motores CFM LEAP do A320neo foi grande o suficiente para deslocar o 767 para trás enquanto a aeronave ainda estava atravessada na pista, literalmente empurrando um avião consideravelmente maior, como pode ser visto em vídeo gravado nas imediações do aeroporto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroportos de Viracopos obtém prorrogação da validade do AVCB de seu...

0
O documento comprova que as instalações permanecem em conformidade com as exigências de segurança contra incêndio e pânico, além de