
Uma situação inusitada foi flagrada hoje, 23 de março, no Aeroporto de Heathrow, em Londres, quando um jato menor acabou “empurrando” um avião maior durante a decolagem.
Este domingo, 23 de março, marcou o primeiro dia de operações plenas no aeroporto londrino, que ficou praticamente toda a sexta-feira fechado devido a um incêndio em uma subestação de energia. O incidente comprometeu o fornecimento de eletricidade, forçando a suspensão de pousos e decolagens por aproximadamente 20 horas.
Com a retomada das operações ao longo do fim de semana, uma prática relativamente comum em Heathrow foi aplicada com mais frequência: permitir que uma aeronave entre na pista para alinhar enquanto o jato à frente já está iniciando sua decolagem.
Normalmente, as aeronaves aguardam na pista de táxi, antes da barra de parada, a autorização para ingressar na pista, o que ocorre quando o avião à frente inicia sua decolagem. No entanto, devido aos frequentes congestionamentos em Heathrow, essa prática foi modificada, reduzindo consideravelmente a separação física entre as aeronaves.
No caso de hoje, um Airbus A320neo da British Airways, com uma pintura azul especial de sustentabilidade, iniciou sua decolagem enquanto um Boeing 767-300ER da United Airlines se alinhava logo atrás.
Porém, a potência dos motores CFM LEAP do A320neo foi grande o suficiente para deslocar o 767 para trás enquanto a aeronave ainda estava atravessada na pista, literalmente empurrando um avião consideravelmente maior, como pode ser visto em vídeo gravado nas imediações do aeroporto.
Thrust Wars: An A320neo’s engines send a United 767 rolling in reverse at Heathrow. 🤨
— Airways Magazine (@airwaysmagazine) March 23, 2025
by FlightFocus365 #unitedairlines #boeing #avgeek pic.twitter.com/Owf9TRlNH8