Um Airbus A321-200 da LATAM Brasil, registrado como PT-MXO, que realizava o voo LA-4518 de São Paulo Guarulhos para Florianópolis, estava decolando da pista 10L de Guarulhos quando, durante a rotação para decolagem, um barulho foi ouvido na parte de trás da aeronave.
Minutos depois, a tripulação interrompeu a subida a 9000 pés (2.700 metros) de altitude e retornou para Guarulhos para um pouso seguro na pista 10R, cerca de 30 minutos após a decolagem.
O CENIPA do Brasil relatou que a aeronave sofreu danos menores quando a cauda entrou em contato com a superfície da pista durante a decolagem. O voo acabou cancelado e os passageiros acomodados em outras aeronaves.
A aeronave em questão permaneceu no solo de Guarulhos de 26 de abril, dia do incidente, até 4 de maio, quando foi levada em voo baixo até o centro de manutenção da Latam em São Carlos, segundo dados da plataforma Radarbox. Até o momento em que esta matéria foi escrita, a aeronave seguir no solo da cidade do interior paulista, em reparos.