Início Acidentes e Incidentes

Avião Airbus A321 empina no pátio do aeroporto de Nova York após falha na gestão de balanceamento

Um voo da JetBlue, que havia chegado ao aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, vindo de Barbados, acabou em um incidente embaraçoso. O Airbus A321, com matrícula N959JB, estacionou no portão com a ponte de embarque conectada à porta dianteira esquerda, quando, durante o descarregamento, tombou para trás.

O incidente ocorreu no domingo à noite e as imagens compartilhadas nas redes sociais pelo especialista em aviação @XJonNYC mostravam a aeronave com a roda do nariz a vários metros de altura, apoiada apenas na parte traseira da fuselagem. Não se sabe ao certo se alguém ficou ferido durante o tombamento.

Com quase 45 metros de comprimento, o Airbus A321 é o modelo mais longo da família de aeronaves da série A320. Devido a essas dimensões, a aeronave pode ser suscetível a incidentes como esse se os cálculos de peso e balanceamento não forem seguidos corretamente pela equipe de voo e pelo pessoal de terra.

Existem algumas possíveis razões para o incidente com o avião da JetBlue. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrava a porta dianteira do porão de carga aberta, sugerindo que a carga foi retirada enquanto ainda havia passageiros sentados na parte traseira do avião. Isso pode ter causado uma mudança do centro de gravidade para a parte traseira da aeronave, resultando no tombamento da cauda.

Normalmente, os sistemas de monitoramento alertam os pilotos e o pessoal de terra quando o centro de gravidade está em risco de se deslocar e instruem os passageiros a permanecerem sentados até que a carga suficiente seja removida do porão de barriga.

Os incidentes de tombamento da cauda podem ser perigosos para os passageiros e equipe de terra, no entanto, não houve relatos de feridos nesse acidente.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile