Avião Airbus A330 da Azul volta da cidade francesa de Tarbes

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Já está no Brasil novamente o jato Airbus A330 da Azul Linhas Aéreas que foi enviado para a cidade de Tarbes, no sul da França.

Avião Airbus A330-200 Azul Linhas Aéreas Tarbes França
O A330 no aeroporto de Tarbes – Imagem: Aéroport Tarbes Lourdes Pyrénées

A ida do jato para Tarbes chamou a atenção no início do mês, já que o pequeno aeroporto francês é muito conhecido na aviação mundial por ser local de armazenamento de aviões fora de operação, tendo recebido muitos deles neste período da pandemia.

Lá também ocorrem desmontagens de jatos aposentados, já que por lá existe uma base da TARMAC Aerosave, empresa especializada em preservação e desmontagem de grandes aviões, como o Airbus A380.

Outro motivo do aeroporto ser conhecido no meio, é que os A330 que eram da Avianca Brasil se tornaram aviões presidenciais franceses em Tarbes, após conversão e pintura.

Por causa disso tudo, havia dúvidas sobre o que aconteceria com o PR-AIY, se seria manutenção ou então a devolução do jato, dada a situação causada pelo Coronavírus e o recebimento de dois novos Airbus A330neo.

Mas, aparentemente, a aeronave passou apenas por uma rápida manutenção, que nem foi notada como algo fora do comum por pessoas que trabalharam no aeroporto e que foram consultadas pelo AEROIN.

Agora o PR-AIY, batizado de Don’t Worry Be Azul, e que já foi o CS-TOS, nomeado João Vaz Corte-Real na TAP Air Portugal, está de volta ao seu ninho em Campinas, conforme registrado pelo FlightRadar24:

Trajetória do voo de retorno do A330 – FlightRadar24

Uma consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostra que o avião continua tendo a Azul Linhas Aéreas como seu operador, e que o Certificado de Aeronavegabilidade do jato venceu na última segunda-feira, 16 de novembro, portanto, a companhia aérea deve aproveitar a manutenção feita na França para o processo de revalidação do certificado junto à ANAC, liberando novamente o A330-200 para os voos comerciais.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave