Um voo bastante incomum chamou a atenção na tarde de domingo, quando um avião executivo de grande porte fez uma operação ligando dois países que não têm mais voos comerciais entre si.

Com a segunda invasão da Ucrânia no ano passado, os EUA fecharam o mercado para a Rússia e, apesar de ainda manterem relações diplomáticas, proibiram qualquer negócio entre empresas americanas e russas, incluindo as companhias aéreas. Desta maneira, as conexões entre os dois países foram suspensas e nem voos privados podem fazer a rota entre os dois países, mesmo com escala intermediária.
Mas no domingo, 9 de julho, um jato Airbus A330 Prestige, versão VIP de fábrica do A330-200 foi visto voando do remoto estado de Idaho para o Aeroporto Vnukovo. A aeronave saiu de Boseman, cidade conhecida pelas atrações de inverno como estações de esqui, mas que agora no verão oferece também diversas belezas naturais para exploração, sendo a porta de entrada para o Parque Nacional de Yellowstone.
O Airbus de matrícula HZ-SKY2 pertence à companhia saudita Alpha Star, que faz fretamentos apenas com aeronaves de altíssimo luxo. Isso levanta a possibilidade de que, embora não haja informações publicamente disponíveis sobre o voo, provavelmente ele levava algum membro da família real ou do governo saudita.
A única exceção para voos entre a Rússia e os EUA são os voos diplomáticos, como mostrado anteriormente aqui e como aconteceu semanas atrás. Desta maneira, com um diplomata saudita a bordo em férias ou a serviço, o jato A330-200 pode fazer esse voo inédito, sobrevoando inclusive a Escandinávia.
Earlier today, Saudi “Alpha Star” VIP Airbus A330 🇸🇦HZ-SKY2 710023 flew from 🇺🇸Bozeman Yellowstone International Airport to 🇷🇺Moscow Vnukovo Airport.
— Gerjon | חריון | غريون | ኼርዮን (@Gerjon_) July 9, 2023
The aircraft arrived to 🇺🇸Bozeman from 🇨🇭Zürich on 05 Jul.
From the United States to Russia, that’s a rare route these days. https://t.co/TrPFRmUieJ pic.twitter.com/YwIuapRA22