Avião Airbus A340 perde um pedaço da asa em voo e ninguém percebe

Foto Gerry Stegmeier, GFDL 1.2, via Wikimedia

Nesta quarta-feira da semana passada, 2 de março, um Airbus A340-300 (registro HB-JMD) da empresa suíça Edelweiss, decolou de Zurique (Suíça) em direção a Phuket (Tailândia) para fazer o voo WK-50, que foi concluído com sucesso, com a aeronave pousando na pista de 09, aproximadamente 10,5 horas após a partida.

Embora ninguém tenha notado ou eportado nada de errado, uma inspeção pós-voo revelou que um painel de acesso à direita havia se separado durante o voo, causando danos à carenagem e ao cone traseiro do motor direito, que precisarão ser substituídos.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave havia acabado de passar por um “Check A” de manutenção antes da partida, permanecendo no solo por aproximadamente 20 horas. A análise preliminar indicou que faltavam parafusos no painel, embora não seja possível afirmar que essa tenha sido a causa do incidente.

Como resultado dos danos ao invólucro, a aeronave não pôde operar o voo de volta WK-51 e 307 passageiros que embarcariam para Zurique ficaram presos em Phuket. A companhia aérea mandou uma aeronave substituta e levou os passageiros de volta para casa no domingo.

A Edelweiss e as autoridades locais estão investigando a falha no painel de ripas e o dano no motor. Até agora, não há informações sobre causas ou responsabilidades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias