Avião Airbus se aproxima para pouso totalmente desestabilizado em Roma; incidente é investigado

Um avião Airbus A320 da companhia aérea escandinava SAS fez uma aproximação atípica com muita velocidade e sem flapes. O caso está sendo investigado.

O voo SK-681 da Scandinavian Airlines (SAS), operado com o Airbus A320neo de matrícula EI-SIC, teve um momento de tensão no último dia 13 de fevereiro, durante um voo entre Copenhague (Dinamarca) e Roma (Itália). Quando se encontrava em aproximação final para a capital italiana, o jato estava totalmente desestabilizado.

De acordo com a informação repassada ao The Aviation Herald, o avião havia entrado na aproximação com muita energia, ou seja, com uma velocidade de 230 nós, enquanto os flapes e slats ainda estavam recolhidos. Nesta altura, a tripulação iniciou uma arremetida, com a altitude mais baixa alcançada de cerca de 150 pés (50 metros). A taxa de descida também era anormalmente alta, de até 1.280 pés/minuto.

A velocidade de 230 nós registrada durante a aproximação final é praticamente o dobro da velocidade de 130 nós utilizada em pousos normais, que também preveem ter todos os flapes estendidos, que são mecanismos que dão sustentação à aeronave a baixas velocidades.

Após a arremetida, o avião subiu para 3.000 pés e posicionou-se para outra aproximação à pista 16L, tendo pousado com segurança cerca de 10 minutos depois da arremetida, com flapes, slats e trem de pouso estendidos.

O Airbus A320 permaneceu no solo em Roma por aproximadamente 90 minutos, e então realizou o voo de retorno para Copenhague. O caso está sendo investigado para identificar o que levou os pilotos a se aproximarem totalmente fora do padrão para o aeroporto italiano.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias