Avião alemão D328 completa primeiro voo com combustível sintético sem aromáticos

Divulgação – DLR

A fabricante de aeronaves alemão Deutsche Aircraft operou com sucesso o primeiro voo de teste usando 100% de combustível sintético sem aromáticos em ambos os motores da aeronave de testes D328 UpLift.

Esta é a primeira vez que uma aeronave opera exclusivamente com um combustível quimicamente idêntico ao combustível Power-to-Liquid (PtL). O voo, realizado no Aeroporto de Oberpfaffenhofen em 9 de outubro de 2024, marca o início da campanha de medição de emissões em voo CLIM0ART, que investigará os benefícios do uso de PtL 100% sem aromáticos para reduzir o impacto climático.

O PtL pode ser produzido no futuro usando CO2 sustentável, energia renovável e água, oferecendo potencial para reduzir o emissão de CO2 em até 95%, além de diminuir os efeitos não relacionados ao CO2.

A atual campanha de medição CLIM0ART com a plataforma D328 UpLift é financiada pelo Ministério Federal de Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) por meio do Programa de Pesquisa de Aviação LuFo-Klima. O projeto é liderado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e pela Deutsche Aircraft, com a Sasol como parceira fornecedora de combustível.

Durante esta campanha, a aeronave D328 UpLift voa em formação com a aeronave de pesquisa Dassault Falcon 20E do DLR, que está equipada com sondas para medir as emissões do combustível sintético sem aromáticos e para analisar as propriedades dos cristais de gelo nas trilhas de condensação.

A campanha também marca a primeira vez que as emissões de uma aeronave turboélice são medidas em voo com combustíveis totalmente sintéticos. As medições de emissões em voo foram precedidas por extensas medições de emissões no solo da aeronave turboélice D328, alimentada pelo mesmo combustível proxy PtL sem aromáticos.

O combustível sintético é fornecido pela Sasol, uma empresa química sul-africana, que domina o processo Fischer-Tropsch em escala industrial. Embora o combustível atualmente usado ainda não seja produzido a partir de matérias-primas sustentáveis (sendo chamado de “proxy PtL”), os combustíveis Power-to-Liquid, ou e-querosene, têm o potencial de facilitar a transição da aviação para a neutralidade climática a longo prazo, pois sua produção não é limitada pela escassez de matérias-primas.

Além de reduzir a pegada de CO2, a ausência de aromáticos pode reduzir significativamente o efeito de aquecimento das trilhas de condensação e melhorar a qualidade do ar nos aeroportos.

Nico Neumann, Diretor de Operações da Deutsche Aircraft, comenta: “O projeto CLIM0ART é mais uma peça do quebra-cabeça em nossa abordagem holística para otimizar o impacto ambiental de nossas aeronaves, com o objetivo de implementar as mais recentes ciências climáticas no nosso D328eco, que está atualmente em desenvolvimento. Esse feito não apenas ressalta o potencial dos combustíveis sintéticos, mas também destaca a importância da colaboração entre a indústria e as instituições de pesquisa, bem como o apoio do governo alemão para promover mudanças significativas e contribuir para a cadeia de valor global da aviação.”

Regina Pouzolz, Diretora de Voo Sustentável na Deutsche Aircraft, acrescenta: “Queremos que o D328eco seja compatível com PtL sem aromáticos produzido a partir de recursos renováveis e sustentáveis, além de qualquer outra escolha de combustível de nossos clientes ao redor do mundo. Gostaria de agradecer ao DLR e à nossa fantástica equipe por seus esforços e espírito de colaboração para tornar esse voo possível”.

“Os combustíveis sustentáveis desempenharão um papel importante na aviação amigável ao clima no futuro, especialmente os combustíveis à base de eletricidade para produção em larga escala”, explica o Dr. Markus Fischer, membro do Conselho Executivo de Aeronáutica do DLR. “Por isso, estou particularmente satisfeito que nossa nova aeronave de pesquisa D328 UpLift seja a primeira do mundo a voar com um combustível sintético sem aromáticos em seus motores turboélice em sua estreia na campanha de pesquisa. Com nosso ‘laboratório voador’ Falcon 20E, estamos contribuindo com a destacada expertise do DLR na medição de emissões e das trilhas de condensação resultantes diretamente em voo.”

A D328 UpLift Flying Testbed será fundamental na aplicação de novos sistemas, combustíveis e tecnologias de propulsão amigáveis ao clima. A previsão é que os volumes de produção de PtL precisem ser aumentados para atender ao mandato da regulamentação ReFuelEU Aviation, que obriga as companhias aéreas a utilizarem uma parcela mínima de e-querosene até 2030. As descobertas científicas dessa campanha irão informar políticas e gerar impulso para apoiar o aumento necessário da produção de combustíveis Power-to-Liquid.

À medida que o D328 UpLift continua a voar, a Deutsche Aircraft permanece comprometida em desempenhar um papel crucial na inovação, estabelecendo um exemplo para a indústria da aviação alcançar um futuro mais sustentável e consciente do meio ambiente.

Pela Assessoria de Imprensa da Deutsche Aircraft

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias