Avião alerta os pilotos sobre risco de colisão após ficar abaixo da rampa de aproximação de pouso

A autoridade de segurança dos transportes da Austrália (ATSB) publicou informações relativas a um incidente em que o sistema de alerta de uma aeronave precisou atuar para evitar o risco de uma colisão com o terreno.

A ocorrência, na quinta-feira da semana passada, dia 5 de janeiro, foi classifica pela autoridade como um “Incidente Grave” do tipo “Aviso E/GPWS” (EGPWS é a sigla para o sistema aprimorado de alerta de proximidade do solo).

A aeronave envolvida foi o jato quadrimotor British Aerospace BAE 146 de matrícula VH-SFV. O voo era o QF-7421, da companhia aérea Qantas, que decolou de Brisbane com destino a Rockhampton, ambas cidades na Austrália.

BAE 146, semelhante ao envolvido – Imagem: Domínio Público / CC0 1.0, via Hippopx

Segundo descreve o registro, ao realizar uma aproximação por instrumentos no aeródromo de Rockhampto, em condições meteorológicas por instrumentos, a tripulação de voo determinou que a aeronave estava abaixo da trajetória de voo vertical exigida.

A tripulação imediatamente iniciou uma aproximação perdida e, quase simultaneamente, recebeu um aviso do E/GPWS. Após a aproximação incorreta, os pilotos desviaram o BAE 146 para o Aeródromo Mackay e pousaram sem novas intercorrências.

Dados do histórico de voo captados pelas plataformas de rastreamento online mostram que os pilotos já haviam feito uma aproximação na rampa correta alguns minutos antes, e o incidente ocorreu na segunda tentativa de pouso.

O momento em que os pilotos iniciaram a arremetida – Imagem: FlightRadar24

A investigação está em andamento e um relatório final será divulgado após a conclusão. Caso um problema crítico de segurança seja identificado durante a investigação, o ATSB notificará imediatamente as partes relevantes, para que ações de segurança apropriadas possam ser tomadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias