Avião americano foi fotografado pousando numa autoestrada da Letônia

Foto: Embaixada Americana em Riga

A Embaixada dos Estados Unidos em Riga, na Letônia, compartilhou imagens de uma operação inédita envolvendo uma aeronave militar americana e um pouso numa estrada letã. A aterrissagem fez parte de um treinamento e aconteceu na madrugada dos dias 10 e 11 de maio de 2022.

A aeronave em questão era um C-146A Wolfhound, versão militar do avião de passageiros turboélice Dornier 328 que faz missões de transporte de carga e pessoal. O equipamento pertencente ao Comando de Operações Especiais dos EUA, que pousou na rodovia A9 perto de Biksti, no oeste da Letônia. Por ter sido parte de um exercício militar, o trecho de estrada de 900 metros já havia sido preparado para a aterrissagem, tendo as placas de sinalização sido retiradas.

Ao longo das duas madrugadas, foram realizados quatro operações de pouso e quatro decolagens. O treinamento visava ao resgate simulado de um militar ferido em zona de combate, emulando o cenário que seria visto numa guerra, considerando a indisponibilidade de um aeroporto próximo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Santos Dumont recebe certificação operacional da ANAC

0
Mais um aeroporto é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Santos Dumont recebeu, nesta quinta-feira, 11 de agosto