Avião Antonov 124 voa baixo por mais de 2 horas por conta de uma roda fraturada

Antonov AN-124 da Antonov Airlines

Um Antonov AN-124 Ruslan da ucraniana Antonov Airlines sofreu um incidente há pouco mais de 10 dias, após o trem de pouso não conseguir ser retraído devido a uma roda estar fraturada. Apesar da guerra na Ucrânia, as aeronaves do conglomerado estatal Antonov Company que não estavam no país no início do conflito seguem realizando operações de fretamento em todo o mundo.

O cargueiro envolvido na ocorrência foi o registrado sob a matrícula UR-82027, quando estava realizando o voo ADB-347F no último dia 4 de agosto, de Rzeszow, na Polônia, para Leipzig, na Alemanha, a nova base da Antonov Airlines enquanto a guerra impede voos na Ucrânia.

Conforme reporta o The Aviation Herald, a aeronave decolou do Aeroporto Rzeszów-Jasionka, entretanto, durante a subida, os pilotos não conseguiram retrair o trem de pouso e pararam a subida a 12 mil pés (cerca de 3,66 km) de altitude.

Diante do problema, a tripulação considerou a possibilidade de realizar um desvio para Wroclaw, na Polônia, fazendo com que os serviços de emergência já até se posicionassem lá para a chegada da aeronave.

Porém, a tripulação manteve o baixo nível de voo em 12 mil pés (menos da metade do nível comum de voo) e decidiu seguir para Leipzig nesta altitude. Após cerca de 2h10 de voo, o cargueiro pousou em segurança na pista 26R do aeroporto alemão, sem a necessidade de intervenção dos serviços de emergência.

Posteriormente, uma inspeção revelou que uma das rodas principais do lado esquerdo estava fraturada e deslocada, porém ainda presa ao trem de pouso, impedindo que este fosse retraído.

A aeronave permaneceu no solo por cerca de 51 horas, depois partiu de Leipzig para Frankfurt, na Alemanha.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias