Avião Antonov AN-124 retorna ao Brasil para entregar dois helicópteros

ATUALIZADO: No final do domingo (8), a empresa mudou a programação do voo para terça-feira, dia 10 de agosto, mantendo os mesmos horários.

Antonov An-124

A Antonov Airlines, empresa especializada no transporte de grandes cargas por via aérea, terá um novo voo para o Brasil na terça-feira (10), a fim de cumprir uma interessante missão: o transporte de dois helicópteros que serão entregues à Polícia Rodoviária Federal.

A programação do voo da grande aeronave passou a constar no registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) neste domingo. Os horários previstos são os seguintes:

DIA 10 DE AGOSTO – o voo ADB-3916 decola de Miami para pousar em Campinas às 20h30. Ainda durante a noite acontece o descarregamento dos dois helicópteros.

DIA 11 DE AGOSTO – com decolagem prevista para 13h00, a grande aeronave parte de Viracopos rumo à Ilha do Sal com o número de voo ADB-3165.

A Carga

A bordo da aeronave, chegam dois helicópteros monomotores Leonardo AW119 Koala, com capacidade para até 6 passageiros. No total, a Polícia Rodoviária Federal encomendou seis unidades desse helicóptero, com objetivo de intensificar a operação nas estradas federais brasileiras.

Segundo um infográfico divulgado à época da encomenda, as aeronaves ficariam baseadas em Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A chegada das aeronaves por Campinas pode indicar que essas próximas duas unidades ficarão baseadas nas regiões central e sul do país.

Antonov 124

O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.

A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance.

A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.

O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.

O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias