Três aeroportos brasileiros deverão receber operações com aviões da Era Soviética durante este mês de novembro. Segundo programação de voos aprovados no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa aérea Cavok Air realizará os serviços com seus quadrimotores Antonov AN-12.
A companhia ucraniana tem uma frota de 7 aviões, todos do modelo AN-12, com idades variando de 52 a 58 anos, portanto, produzidos quando a Ucrânia, onde fica baseada a fabricante Antonov, ainda era parte da União Soviética.
De acordo com a programação apresentada a seguir, uma das operações ocorrerá já neste final de semana, enquanto outra será no meio do mês.
Voos CVK-7044 e 7045
Partindo de Houston, nos Estados Unidos, nesta manhã de sábado, 2 de novembro, no voo CVK-7044, o AN-12 de matrícula UR-CNN, de 57 anos, já está se dirigindo a uma escala em Trinidade e Tobago.
Depois, na manhã do domingo, 3 de novembro, seguirá até o Aeroporto Internacional do Galeão – Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), onde o pouso está previsto para 18h30. Ele permanecerá na capital fluminense até a quarta-feira, com previsão de decolagem às 10h00, no voo CVK-7055.
De acordo com o sistema da ANAC, os voos são do tipo “não regular de carga internacional”.
Os voos do UR-CNN podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox na tela a seguir (pode não aparecer em locais em que seu sinal não esteja sendo captado pela plataforma):
Além disso, será possível assistir ao pouso do AN-12 na tela a seguir, que mostra a câmera ao vivo do canal “Aviation TV” voltada ao Aeroporto do Galeão:
Voos CVK-7080 e 7081
Partindo de Brescia, na Itália, na manhã do dia 15 de novembro, no voo CVK-7080, o AN-12 fará uma escala em Tenerife, Espanha, e mais uma na Ilha do Sal, Cabo Verde.
Depois, na manhã do dia 16 de novembro, partirá para a primeira escala em território brasileiro, no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, de Recife (PE), onde o pouso está previsto para 15h00.
Ele permanecerá na capital pernambucana até o dia seguinte, com previsão de decolagem às 09h00 do dia 17. O destino final será o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), com aterrissagem programada para 15h00.
Na capital catarinense, o quadrimotor soviético ficará até a manhã seguinte, dia 18. Então, decolará às 09h00, no voo CVK-7081. Haverá novamente uma parada no Aeroporto de Recife, com pouso às 15h00. A decolagem ocorrerá somente 3 dias depois, às 09h00 do dia 21 de novembro.
De acordo com o sistema da ANAC, os voos também são do tipo “não regular de carga internacional”.
O Antonov An-12 é uma aeronave de médio porte com quatro motores turboélices, com capacidade de carga útil de 20 toneladas e alcance máximo de 5.000 km. Segundo a Cavok Air, foi originalmente projetado como um transportador militar, podendo ser utilizado em instalações militares em áreas remotas e operar em pistas de concreto ou não pavimentadas, incluindo pistas de pouso de grama.
Assim, o An-12 facilmente mudou de função para fornecer transporte aéreo comercial confiável em algumas das regiões mais difíceis do mundo. O modelo é muito semelhante em aparência ao C-130 Hércules, mas um pouco menos capaz e possui um compartimento de carga não pressurizado.
Esta aeronave é totalmente compatível com o espaço aéreo moderno, equipada com sistemas de EGPWS (Sistema Aprimorado de Alerta de Proximidade ao Solo) e TCAS (Sistema de Alerta de Tráfego e Evitação de Colisão) e atendendo ao nível de ruído de estágio III.
A fuselagem é inclinada para cima na seção traseira e possui grandes portas de carregamento, podendo ser utilizada uma rampa destacável para carregamento e descarregamento no solo.