Avião Antonov de 57 anos está vindo ao Brasil, acompanhe; outro virá a mais 2 aeroportos no país neste mês

Antonov AN-12, igual ao que está vindo hoje ao Brasil – Imagem: Thiago Nóbrega

Três aeroportos brasileiros deverão receber operações com aviões da Era Soviética durante este mês de novembro. Segundo programação de voos aprovados no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa aérea Cavok Air realizará os serviços com seus quadrimotores Antonov AN-12.

A companhia ucraniana tem uma frota de 7 aviões, todos do modelo AN-12, com idades variando de 52 a 58 anos, portanto, produzidos quando a Ucrânia, onde fica baseada a fabricante Antonov, ainda era parte da União Soviética.

De acordo com a programação apresentada a seguir, uma das operações ocorrerá já neste final de semana, enquanto outra será no meio do mês.

Voos CVK-7044 e 7045

Partindo de Houston, nos Estados Unidos, nesta manhã de sábado, 2 de novembro, no voo CVK-7044, o AN-12 de matrícula UR-CNN, de 57 anos, já está se dirigindo a uma escala em Trinidade e Tobago.

Depois, na manhã do domingo, 3 de novembro, seguirá até o Aeroporto Internacional do Galeão – Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), onde o pouso está previsto para 18h30. Ele permanecerá na capital fluminense até a quarta-feira, com previsão de decolagem às 10h00, no voo CVK-7055.

De acordo com o sistema da ANAC, os voos são do tipo “não regular de carga internacional”.

Os voos do UR-CNN podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox na tela a seguir (pode não aparecer em locais em que seu sinal não esteja sendo captado pela plataforma):

Além disso, será possível assistir ao pouso do AN-12 na tela a seguir, que mostra a câmera ao vivo do canal “Aviation TV” voltada ao Aeroporto do Galeão:

Voos CVK-7080 e 7081

Partindo de Brescia, na Itália, na manhã do dia 15 de novembro, no voo CVK-7080, o AN-12 fará uma escala em Tenerife, Espanha, e mais uma na Ilha do Sal, Cabo Verde.

Depois, na manhã do dia 16 de novembro, partirá para a primeira escala em território brasileiro, no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, de Recife (PE), onde o pouso está previsto para 15h00.

Ele permanecerá na capital pernambucana até o dia seguinte, com previsão de decolagem às 09h00 do dia 17. O destino final será o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), com aterrissagem programada para 15h00.

Na capital catarinense, o quadrimotor soviético ficará até a manhã seguinte, dia 18. Então, decolará às 09h00, no voo CVK-7081. Haverá novamente uma parada no Aeroporto de Recife, com pouso às 15h00. A decolagem ocorrerá somente 3 dias depois, às 09h00 do dia 21 de novembro.

De acordo com o sistema da ANAC, os voos também são do tipo “não regular de carga internacional”.

O Antonov An-12 é uma aeronave de médio porte com quatro motores turboélices, com capacidade de carga útil de 20 toneladas e alcance máximo de 5.000 km. Segundo a Cavok Air, foi originalmente projetado como um transportador militar, podendo ser utilizado em instalações militares em áreas remotas e operar em pistas de concreto ou não pavimentadas, incluindo pistas de pouso de grama.

Assim, o An-12 facilmente mudou de função para fornecer transporte aéreo comercial confiável em algumas das regiões mais difíceis do mundo. O modelo é muito semelhante em aparência ao C-130 Hércules, mas um pouco menos capaz e possui um compartimento de carga não pressurizado.

Esta aeronave é totalmente compatível com o espaço aéreo moderno, equipada com sistemas de EGPWS (Sistema Aprimorado de Alerta de Proximidade ao Solo) e TCAS (Sistema de Alerta de Tráfego e Evitação de Colisão) e atendendo ao nível de ruído de estágio III.

A fuselagem é inclinada para cima na seção traseira e possui grandes portas de carregamento, podendo ser utilizada uma rampa destacável para carregamento e descarregamento no solo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Brasileira Prime You é aprovada para usar seu avião do modelo...

0
Fabricado pela Embraer, o jato de longo alcance é capaz de realizar percursos intercontinentais e de transportar até 13 passageiros.