Início Aviação Militar

Avião apreendido pela FAB passa a integrar as operações aéreas no Amazonas

Imagem: Tarcísio Heden/SSP-AM

Uma aeronave de asa fixa apreendida pela Força Aérea Brasileira (FAB) foi doada, através da Justiça Federal, para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na manhã da última terça-feira (29). O avião será utilizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM, para auxiliar nas operações deflagradas pelo órgão.

A aeronave modelo P28B tem capacidade para quatro pessoas e mais de cinco horas de autonomia de voo. De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, coronel PM Anézio Paiva, o início da operacionalização com esta aeronave é um marco na Segurança Pública do Estado.

Estamos recebendo, depois de uma manutenção bastante rigorosa, o PTKKY, uma aeronave com uma autonomia muito boa. Hoje estamos iniciando as operações aéreas com asa fixa no estado do Amazonas. Diga-se de passagem, nossos pilotos policiais tem uma capacidade muito grande de operar, seguindo todas as normas técnicas, em qualquer condição”, enfatizou o secretário executivo.

Imagem: Tarcísio Heden/SSP-AM

O coronel Paiva destacou ainda a prioridade que as operações aéreas vêm recebendo nesta gestão. “É um marco impressionante que nós estamos tendo, por determinação do nosso secretário, general Mansur, a prioridade que o sistema de aviação policial está tendo, com um hangar em condições e os serviços contratados de combustível e manutenção para operar com qualidade e segurança”, disse.

Aeronave

O avião modelo Piper PA-28-235 Cherokee Pathfinder, registrado sob a matrícula PT-KKY, foi apreendido em uma operação da FAB em conjunto com a Polícia Federal (PF), com 500 quilos de entorpecentes no Estado do Mato Grosso (MT). Após a apreensão, a aeronave foi colocada à disposição dos estados para atuar em favor do combate ao tráfico de drogas e, após solicitação, foi cedida para a SSP-AM.

De acordo com o delegado Rafael Montenegro, chefe do DIOA, a nova aeronave vai dar mais amplitude às operações do Departamento.

Com o avião a gente consegue alcançar uma distância maior e com um consumo de combustível menor. Então hoje se o nosso raio de ação era de 100 milhas, agora vai ser de 300 milhas, aumentando nosso tempo de voo de duas horas e meia para cinco horas. Então é um marco no sistema de aviação na área de segurança que nos dá um braço de operação maior por todo o estado”, explicou o delegado.

Informações do Governo do Amazonas

Leia mais: