Avião ATR 42-600S STOL decola pela primeira vez em sua configuração parcial

A ATR anunciou hoje o primeiro voo bem-sucedido da variante STOL (para ‘decolagem e pouso curtos’) de sua aeronave ATR 42-600 parcialmente configurada. O voo decolou às 10h do aeroporto de Francazal e durou 2 horas e 15 minutos. A tripulação a bordo realizou uma série de testes para medir o desempenho dos sistemas atualizados da aeronave.

Após a conclusão bem-sucedida deste primeiro voo, novas funcionalidades serão testadas, uma de cada vez, começando com o MFC-NG (Multifunctional Computer New Generation), seguido pelo Autobrake, Ground Spoiler e sistemas de classificação de decolagem aumentados.

A aeronave entrará em sua configuração final no final do ano com a adição de um leme maior e passará para a fase de certificação em 2023. Até o momento, o ATR registrou 20 compromissos de companhias aéreas e arrendadores para este ATR 42-600S.

Atualmente, existem cerca de 500 aeroportos em todo o mundo com um comprimento de pista entre 800 e 1.000 metros (2.625 a 3.281 pés) que podem receber o ATR 42-600S. Esta nova variante STOL ajudará os passageiros a se beneficiarem de uma maior conectividade regional.

Informações da ATR

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias