Avião ATR-42 com 20 passageiros termina na grama ao ser empurrado por forte vento

ATR 42-600 da Olympic Air, igual ao avião envolvido – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um avião ATR-42-600 da companhia Olympic Air, registrado sob a matrícula SX-OAY, sofreu um incidente do tipo “runway excursion” (saída de pista) nesta sexta-feira, 14 de janeiro, devido a fortes ventos.

O turboélice, segundo reporta o The Aviation Herald, estava realizando o voo OA-24 de Atenas para Milos, ambas cidades na Grécia, com 20 passageiros, quando ao pousar na pista 08 do destino, por volta das 15:30 do horário local, desviou-se para a esquerda e parou com todas as rodas em terreno macio e irregular.

A rota do voo do incidente, entre Atenas e a ilha de Milos – Imagem: RadarBox
O aeroporto de Milos, onde houve o incidente – Imagem: Google Earth
O ATR-42 no gramado após o incidente

Apesar da saída para a grama ao lado da pista, não houve feridos, todos os 20 passageiros desembarcaram em segurança e a aeronave não sofreu maiores consequências.

Após o incidente, a companhia aérea informou que a aeronave havia desacelerado e estava taxiando sobre a pista, para se dirigir à saída para o pátio, quando fortes rajadas laterais fizeram com que se desviasse sem que os pilotos pudessem compensar.

Nos horários das 14h00 e das 17h00, a estação meteorológica local registrava ventos de noroeste com 12 nós (22 km/h) de velocidade e de norte a 10 nós (18,5 km/h), respectivamente.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Conheça a garota que hoje virou a mais jovem mulher a...

0
Com esta circunavegação bem-sucedida, ela quebra o recorde mundial do Guinness de mulher mais jovem voando sozinha ao redor do mundo.