Após uma ampla revisão de mercado e diante de tensões persistentes em sua cadeia de suprimentos, a fabricante francesa ATR, parte do grupo Airbus, decidiu concentrar esforços em aumentar a competitividade de sua linha de produtos atual.
Com isso, a empresa optou por interromper o desenvolvimento da versão de Pouso e Decolagem Curtos (STOL) do ATR 42-600S, reafirmando o compromisso com a adaptação de suas operações às dinâmicas de mercado em evolução.
Esta versão do turboélice ATR 42 seria capaz de operar em pequenos aeroportos, como o de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que tem uma pista de 900 metros de extensão, acima dos 800 metros que a ATR projetava serem necessários para a operação do 42-600S.
A análise aprofundada das condições de mercado, avanços tecnológicos e projeções futuras indicou um mercado endereçável menor para a variante do que o inicialmente previsto. No Sudeste Asiático, por exemplo, o número de aeroportos que exigem aeronaves com capacidade STOL diminuiu significativamente, devido a extensões de pistas ou à construção de aeroportos alternativos próximos. Esse fenômeno se repete em outros mercados-alvo. Embora isso reduza a demanda potencial pelo ATR 42-600S, permite que a linha atual da ATR opere com plena capacidade.
Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, afirmou: “Como líder global no mercado regional, a ATR tem a responsabilidade de avaliar continuamente seu portfólio de produtos para atender às demandas do mercado. A decisão de interromper o projeto STOL reflete nosso compromisso com a eficiência operacional e a sustentabilidade a longo prazo.”
Esse movimento estratégico permitirá que a ATR redirecione esforços para aprimorar suas linhas de produtos atuais, avançar em inovações tecnológicas e responder de forma mais eficaz às novas demandas do mercado. Entre as metas está a expansão na América do Norte, onde o fabricante visa substituir frotas regionais antigas e fortalecer as conexões regionais ponto a ponto.
“Estamos entrando em uma nova fase de crescimento e aprimoramento, com foco no aumento da competitividade de nossos produtos líderes de mercado, o ATR 42-600 e o 72-600. Oferecer propostas de valor sólidas para as companhias aéreas regionais sempre foi central para o nosso sucesso. Esse compromisso é o que mantém nossas aeronaves como líderes da indústria e a escolha de confiança de nossos clientes há mais de 40 anos, e continua sendo nossa força motriz para o que está por vir”, acrescentou.
Ela continuou: “Como parte desse compromisso, identificamos uma série de melhorias no produto que visam reduzir os custos operacionais e aumentar a disponibilidade de nossas aeronaves. Essas melhorias refletem diretamente as necessidades e os insights compartilhados por nossos clientes. Para alcançar esses objetivos, estamos trabalhando de perto com nossos principais fornecedores e desenvolvemos planos de ação abrangentes para promover esses aprimoramentos. Esse passo é essencial para manter nossa vantagem competitiva e nossa posição como parceiro de confiança para clientes, operadores e stakeholders em todo o mundo.”
Pela Assessoria de Imprensa da ATR