Início Acidentes e Incidentes

Avião atrapalhando na pista obriga dois pilotos a arremeter no aeroporto de San Francisco

Duas aeronaves foram forçadas a arremeter no Aeroporto Internacional de São Francisco, na noite de 19 de maio de 2023, devido a um Boeing 737 da Southwest Airlines invadindo a pista.

No momento do incidente, se encontrava a aterrissar um Boeing 737 MAX 9 da United Airlines, registrado como N37548, operando o voo UA-277, de Washington. À mesma hora, um Boeing 737-700 da Southwest Airlines, registrado como N262WN, que se encaminhava para o voo WN-1179 para San Diego, cruzou a pista 28 esquerda, possivelmente sem autorização.

Como resultado, 737 MAX iniciou a arremetida quando estava a 68,58 do solo às 21h09, horário local. Dois minutos depois, um A321neo da Alaska Airlines, fazendo o voo AS-553, também teve sua tentativa de pouso frustrada, com uma altitude de 129,5 metros às 21h11. Enquanto isso, o Boeing da Southwest Airlines continuava a ocupar a pista ativa.

Tanto o 737 MAX 9 quando o A321neo finalmente conseguiram pousar com segurança no aeroporto, respectivamente às 21h24 e 21h28, horário local. Nesse ínterim, o jato da Southwest também foi autorizado a decolar, segundo o San Francisco Chronicle, que reportou primeiro a história, dizendo que uma investigação foi aberta.

A sequência de incidentes similares a esse, conhecidos como incursão de pista, provocou o aumento dos investimentos do Governo Federal nos aeroportos dos Estados Unidos para melhorar a segurança. Segundo o anúncio da Federal Aviation Administration (FAA) esta semana, US$ 100 milhões serão destinados a equipar 12 aeroportos do país, incluindo o de San Francisco.

Ao mesmo tempo, a NTSB vem investigando esses tipos de incidentes, que têm se tornado mais frequentes nos Estados Unidos. Os motivos ainda não foram descobertos, porém as autoridades esperam que as medidas tomadas tragam melhor estabilidade e segurança às operações aéreas do país.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile