Início Empresas Aéreas

Avião da Azul sobrevoa velório em homenagem a piloto vítima da Covid-19

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No final do mês passado, a Azul ajudou um de seus funcionários, que estava internado, enviando um avião de suporte para seu transporte. Hoje, esta história chegou a um triste fim, mas com uma bela homenagem.

O Comandante Eduardo Barbiero Neto era piloto da Azul Linhas Aéreas, muito querido por seus colegas de trabalho e família, mas, infelizmente, foi acometido pelo Coronavírus durante a Pandemia.

Em setembro ele estava internado em sua cidade natal, Maringá, mas precisava ser transferido para São Paulo em virtude da complexidade do seu quadro.

No entanto, para isso, era necessário o equipamento chamado ECMO, que faz a oxigenação por membrana extra corporal. Na prática, este equipamento funciona como um coração e pulmão artificial, oxigenando o sangue e mandando de volta para o corpo. Ele é utilizado em casos de pneumonias graves, onde o pulmão e/ou coração ficam comprometidos e um respirador artificial não é suficiente.

E foi aí que a Azul entrou para ajudá-lo, juntamente com a Brasil Vida Táxi Aéreo. Foi fretado um jato executivo Learjet 31 para levar o comandante, e seus familiares foram no Pilatus PC-12 da própria Azul.

“Estas são missões demasiadamente delicadas, por causa da instabilidade do paciente e dos cuidados adicionais que devem ser seguidos à risca para manter o quadro clínico do paciente. Todo o procedimento, incluindo o manuseio dos equipamentos e a logística de embarque e desembarque, exige precisão e atuação eficiente. O voo do comandante ocorreu sem nenhuma intercorrência”, afirma o coordenador aeromédico da Brasil Vida Táxi Aéreo, Ramon Mesquita, sobre a transferência no dia 30 de setembro passado.

O caso gerou grande repercussão na época, em função da atitude nobre por parte de seus colegas na Azul e por todos estarem torcendo por sua melhora.

Mas, infelizmente, na manhã de ontem recebemos a triste notícia de que o Comandante Eduardo não resistiu e acabou nos deixando. A informação foi recebida com pesar por toda a comunidade aeronáutica, incluindo nós do AEROIN por sermos conhecidos dele e de alguns familiares.

Apesar da tristeza, hoje pela manhã recebemos uma notícia reconfortante. A Azul tinha feito uma singela homenagem para o seu eterno funcionário. Além de transladar o corpo do comandante, a empresa fez um sobrevoo nas imediações do cemitério de Maringá durante o velório, fazendo uma última despedida.

Trajetória do ATR ao completar a segunda volta sobre a cidade, em cima do cemitério – FlightRadar24

A aeronave ATR 72-600 de matrícula PR-AQM, que cumpria o voo AD4103 de Campinas para Maringá, realizou uma volta em torno do cemitério antes de seu pouso, como é possível visualizar na imagem acima e no vídeo abaixo:

Uma simples, mas significativa, homenagem da empresa e seus amigos para um colega de trabalho. Deixamos aqui nossas condolências para a família de Barbiero, seus colegas da Azul e todos os amigos afetados.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile