Avião ‘BabyBus’ ex-Avianca para o trânsito no Paraná a caminho de sua nova casa

O menor dos jatos Airbus já produzido, o pequeno A318, apelidado de ‘BabyBus’, vai ganhar nova vida após a falência da Avianca Brasil. A aeronave foi avistada trafegando por estradas rumo à sua nova casa, como mostra o tuíte abaixo da Rádio Litorânea (espere carregar).

O modelo Airbus A318 foi operado no Brasil exclusivamente pela Avianca (Oceanair) até a sua falência, em 2019. Desde então, os exemplares que compunham a frota da empresa ficaram parados ao relento, esperando por seu destino.

Por sorte, e para o bem da cultura aeronáutica, um deles está sendo preservado. Trata-se do A318 de matrícula PR-ONO, uma unidade fabricada em 2008 para a LAN Chile, onde voou até 2013, e que seguiu para a Avianca Brasil, que o manteve em operação até 2017. Depois disso, ele ficou estocado nas instalações da DIGEX, em São José dos Campos.

Nesta semana, essa aeronave foi transportada de São José dos Campos para Morretes, no litoral paranaense, a apenas a 70 km da capital Curitiba. Na cidade costeira, o avião ficará exposto numa propriedade particular de um casal, que pretende transformá-lo num local de entretenimento, como comentou a Rádio Litorânea.

A passagem do avião pela BR-277 chamou a atenção de vários moradores, e foi necessária escolta policial e apoio da companhia de energia para retirada de cabos, dada a altura da aeronave, mesmo sem a sua cauda (estabilizador vertical).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Companhia aérea russa vai mandar embora 200 pilotos, mas só os...

0
Com o advento das sanções ocidentais sobre a Rússia, após a invasão da Ucrânia, a aviação do país liderado por Vladimir Putin