Início Indústria Aeronáutica

‘Avião-baleia’ voará até o Japão levando helicópteros no seu interior

Um dos mais exóticos aviões do mundo, fará uma missão intercontinental para transportar helicópteros em seu interior.

Divulgação – Airbus

O Airbus Beluga, apelido do jato do modelo A300-600ST (de Super Transporter), voltará a transportar helicópteros após anos levando apenas peças de avião em seu interior. Essa também será uma nova missão para o jato, que foi recentemente substituído pelo, mais moderno, Beluga XL, baseado no Airbus A330.

O avião, que tem uma grande ‘cabeça’ e que lembra a Baleia Beluga (Delphinapterus leucas), daí seu apelido, foi concebido e utilizado para transportar peças de outros aviões da Airbus, como o A330, A350 e o gigante A380, o maior avião de passageiros do mundo, levando-as das áreas de produção até as plantas de montagem final das aeronaves.

Com a chegada do substituto, o A300-600ST será o “pau para toda obra” da Airbus, fazendo serviços para qual não tinha tempo, como o transporte de helicópteros.

No passado, o Beluga já transportou o helicóptero NH-90, fabricado pela própria Airbus, e também fez demonstrações de capacidade de transporte com o também o militar Sikorsky CH-53G Stallion, como mostra a rara filmagem acima.

Agora, o “avião-baleia” será utilizado para levar helicópteros da Airbus para o Japão, com duas paradas na Rússia (em Moscou e Novosibirsk) segundo informa o fotógrafo parceiro Frenchpainter, baseado em Toulouse, onde fica a fábrica da Airbus.

Será a segunda vez do Beluga no Japão, sendo que, na primeira vez, ele transportou o famoso quadro La Liberté Guidant le Peuple, ou a Liberdade Guiando o Povo, do francês Eugène Delacroix e que simboliza a Revolução de Julho. O quadro é um dos mais famosos do mundo, e também virou capa do álbum Viva La Vida da banda britânica Coldplay. A mulher ali representada como a “Efígie da República” virou um símbolo da Liberdade, e serviu de inspiração para o busto que está nas notas de reais brasileiros.

Mas a visita desta vez é menos cultural e mais comercial, rumores apontam que os helicópteros a serem transportados são do modelo Airbus H160, que serão utilizados pela ANH, empresa de helicópteros irmã da companhia aérea ANA, também cliente da Airbus.

La Liberté guidant le peuple - Eugène Delacroix (Est:1830) - Musée du Louvre (Paris/FR)
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A