Avião bate em pássaro, motor pega fogo e jato precisa ser evacuado nos EUA

Um jato Airbus A320neo acabou atingindo um pássaro durante a decolagem, o que causou um problema no motor e fogo, fazendo com que a saída fosse abortada e a aeronave evacuada.

O caso aconteceu ontem (2) na cidade de Atlantic City, em Nova Jérsei, de onde o voo 3044 da low-cost Spirit Airlines iria decolar para Fort Lauderdale, cidade ao norte de Miami, na Flórida. No momento da corrida decolagem, a aeronave acabou ingerindo um pássaro com o seu motor esquerdo, levando a problemas de empuxo e fogo.

Ainda correndo a uma velocidade abaixo da V1 (velocidade de decisão), os pilotos decidiram abortar a decolagem e mantiveram o jato, do modelo A320neo, sobre a pista de pouso após a parada.

Os bombeiros se aproximaram e controlaram o fogo, enquanto as escorregadeira infláveis já haviam sido acionadas e cumpriam seu papel de apoiar na evacuação.

Os vídeos abaixo foram gravados por passageiros e mostram que a evacuação relativamente ordenada e sem pânico, como mandam os protocolos para este tipo de situação. Nenhuma pessoa foi reportada ferida no processo.

Dados do aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24 apontam que o jato chegou a atingir 57 nós de velocidade, que é relativamente baixo para esta aeronave, facilitando a rápida parada.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias