Avião batizado de ‘Espírito de Inovação’ pode ser o veículo elétrico mais rápido do mundo

A Rolls-Royce realizou na semana passada aquele que pode ter sido o voo mais rápido de uma aeronave elétrica já feito até hoje. Para validar o feito, a empresa enviou à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) a informação de que às 15:45 GMT de 16 de novembro de 2021, sua aeronave experimental atingiu uma velocidade de 555,9 km/h ao longo de 3 quilômetros, quebrando o recorde existente em 213,04 km/h.

“Acreditamos que nossa aeronave totalmente elétrica ‘Espírito de Inovação’ é a aeronave totalmente elétrica mais rápida do mundo, estabelecendo três novos recordes mundiais”, disse a empresa em nota. 

Warren East, CEO da Rolls-Royce, disse: “Reivindicar o recorde mundial de velocidade totalmente elétrico é uma conquista fantástica para a equipe ACCEL e a Rolls-Royce. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros e, especialmente, à Electroflight por sua colaboração para alcançar esse avanço pioneiro. A bateria avançada e a tecnologia de propulsão desenvolvida para este programa tem aplicações interessantes para o mercado de Mobilidade Aérea”.

O ‘Espírito de Inovação’ faz parte do projeto ACCEL ou ‘Acelerando a Eletrificação do Voo’. Metade do financiamento do projeto é fornecido pelo Aerospace Technology Institute (ATI), em parceria com o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial e Innovate UK.

A aeronave foi impulsionada por um motor elétrico de 400 kW (500+ hp) e a bateria de propulsão com maior potência já montada na indústria aeroespacial. 

A RR trabalhou em parceria com o especialista em armazenamento de energia de aviação, a Electroflight, e o fornecedor de motores YASA. Além de uma conquista técnica, o projeto e o recorde mundial forneceram dados importantes para os futuros sistemas de energia elétrica e propulsão para mobilidade aérea urbana totalmente elétrica e aeronaves híbridas-elétricas de transporte regional. As características que os ‘táxis aéreos’ exigem das baterias, por exemplo, são muito semelhantes ao que foi desenvolvido para o ‘Espírito de Inovação’. 

A Rolls-Royce tem uma história de tentativas e quebra de recordes de velocidade de voo, que remonta aos Troféus Schneider do início dos anos 1930. A velocidade alcançada pelo piloto de testes e Diretor de Operações de Voo da Rolls-Royce, Phill O’Dell, no ‘Espírito de Inovação’, foi mais de 213,04 km/h mais rápida do que o recorde anterior estabelecido pelo Siemens eAircraft Extra 330 em 2017.

Phill O’Dell disse: “Voar com o ‘Espírito de Inovação’ a ​​essas velocidades incríveis e acreditar que quebramos o recorde mundial de voos totalmente elétricos é uma ocasião importante. Esse é o ponto alto da minha carreira e uma conquista incrível para toda a equipe. A oportunidade de estar na vanguarda de outro capítulo pioneiro da história da Rolls-Royce, enquanto buscamos entregar o futuro da aviação, é a base da qual os sonhos são feitos”.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias