Início Acidentes e Incidentes

Avião Boeing 737 da American percorre 2.460 metros e não consegue parar na pista durante o pouso

Avião Boeing 737-800 American Airlines
Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Em um incidente registrado em Dallas, no dia 10 de Fevereiro, um avião Boeing 737-800 da American Airlines ultrapassou o final da pista durante o pouso. A aeronave, de matrícula N991AN, executava o voo AA-1632 de Washington-National para Dallas.

Como informa o The Aviation Herald, ao aterrissar na pista 17L de Fort Worth às 19h42 locais, o avião só parou na área de segurança no final da pista. Felizmente, não houve feridos nem danos ao avião, que foi rebocado para o pátio cerca de 90 minutos após o pouso.

De acordo com os dados disponíveis do ADS-B, a aeronave tocou o solo aproximadamente 520 metros após o início da pista, a uma velocidade de 152 nós, iniciando a desaceleração. Com quase mil metros percorridos, a velocidade tinha sido reduzida para 132 nós, caindo para 90 nós cerca de 1.580 metros depois do inicio da pista.

A aeronave percorreu cerca de 2.460 metros pela pista, reduzindo a velocidade para 40 nós e cruzando o final da pista a 27 nós. Ela parou aproximadamente 23 metros além do final da pista, na superfície pavimentada da área de segurança.

De acordo com relatos de testemunhas locais, três pneus principais da aeronave esvaziaram em decorrência do incidente. Não houve feridos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile