Início Novidades

Avião Boeing 747-8I chama atenção em raro pouso no meio da tarde em Guarulhos

O Jumbo Jet pousando em Guarulhos, em cena de um dos vídeos abaixo

Ver um Boeing 747-8I, um dos maiores aviões de transporte de passageiros do mundo, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, não é algo fora do comum, já que diariamente o icônico Jumbo Jet pode ser observado estacionado no pátio desde a madrugada até o final da tarde.

Até mesmo durante os piores meses da pandemia da Covid-19, quando quase toda a aviação mundial de passageiros ficou paralisada, a companhia alemã Lufthansa continuou operando com seus 747-8I entre Frankfurt e Guarulhos, dada a importância do destino para a empresa.

Porém, assistir a um bonito pouso desse grande jato de quatro motores e seu característico ‘deck’ superior alongado, em sua versão de transporte de passageiros, em pleno meio de tarde é uma oportunidade bastante incomum, que foi captada em dois vídeos por diferentes ângulos neste mês de junho:

Embora na programação padrão o voo LH-506 pouse sempre por volta das 04h55 da madrugada, no dia 16 de junho a aeronave de matrícula D-ABYO chegou com um grande atraso, pousando às 15h15, conforme visto nos dois vídeos acima, dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Mega Aviação” no YouTube.

Apesar do considerável atraso, que permitiu a gravação das bonitas cenas, não houve algum problema técnico em voo com o Jumbo Jet, já que os rotas precedentes e o deslocamento até o Brasil foram executadas sem desvios para destinos não previstos.

Pelo histórico da plataforma RadarBox de rastreamento online, o Boeing 747 havia pousado em Frankfurt, em seu serviço anterior chegando do Japão, com três horas de atraso, porém, a partida rumo ao Brasil aconteceu mais de 10 horas além do planejamento. Não há informações conhecidas sobre o motivo do grande atraso.

Depois de chegar ao Brasil, no entanto, dado que os aviões da Lufthansa costumam ficar por mais de 13 horas no solo em Guarulhos até a decolagem no final da tarde, o jato pôde partir em seu horário normal. Após pousar no meio da tarde, pouco depois das 18h00 o D-ABYO decolava para Frankfurt, voltando a ficar dentro de seu planejamento padrão.

A Lufthansa é a única empresa aérea a usar o 747-8 para transporte de passageiros no Brasil. É também uma das poucas no mundo que ainda operam a versão de passageiros do Jumbo Jet.

Já em termos da versão de transporte de carga, vários aeroportos pelo Brasil costumam receber o 747-8F de empresas como Atlas Air e Cargolux, operando, por exemplo, para São Paulo/Guarulhos, Campinas/Viracopos, Curitiba/São José dos Pinhais, Manaus e Rio de Janeiro/Galeão.

Sair da versão mobile