Avião Boeing 777 com mais de 500 assentos que estava preso na Ucrânia reinicia voos comerciais

Divulgação – Anex

Um Boeing 777 que ficou preso na Ucrânia após a segunda invasão da Rússia em 2022, já voltou a ser utilizado em voos comerciais.

A agência de viagens polonesa Anex Poland iniciou voos charter de Varsóvia e Katowice para La Romana, na República Dominicana. Essas rotas são operadas pela companhia aérea ucraniana SkyLine Express, utilizando um Boeing 777-300ER configurado para 531 passageiros.

Os voos estão programados para ocorrer entre janeiro e abril de 2025, totalizando nove operações que transportarão mais de 9.000 turistas para esse destino caribenho. Esta aeronave é atualmente a de maior capacidade a operar tanto no Aeroporto de La Romana quanto nos de Varsóvia e Katowice.

O avião utilizado nesses voos, com matrícula UR-AZR, é uma das aeronaves recuperadas durante a invasão russa à Ucrânia. Inicialmente, o 777-300ER ficou retido no Aeroporto Internacional de Kiev/Boryspil, junto com aeronaves de outras companhias aéreas, devido ao fechamento do espaço aéreo ucraniano.

Em dezembro de 2023, a aeronave conseguiu deixar o país e foi armazenada temporariamente em Tarbes/Lourdes, na França. Posteriormente, foi transferida para Antalya (AYT) no final de 2024 para manutenção, antes de ser reativada pela SkyLine Express, como aponta o portal parceiro Aviacionline.

A recuperação de aeronaves tem sido um processo essencial para diversas companhias aéreas ucranianas impactadas pela invasão. Outras aeronaves recuperadas incluem modelos Airbus da Wizz Air e Boeing 737 da SkyUp, que também conseguiram sair do território ucraniano no mesmo período.

A SkyLine Express, anteriormente conhecida como Azur Air Ukraine, surgiu após a perda de controle das matriz russa Azur Air devido às sanções impostas durante a invasão.

Atualmente, a companhia aérea conta com uma frota ativa de 13 aeronaves, incluindo dois Boeing 737-800, um 737-900ER, dois 757-300 e um 777-300ER. No entanto, parte da frota, composta por um outro 737-800, outros três 757-300 e mais três Boeing 767-300ER, permanece imobilizada em Kiev.

A SkyLine Express se especializa em operar voos charter para agências de viagens, principalmente na Polônia e na Turquia, contribuindo para a retomada do setor turístico após as restrições impostas pelo conflito na Ucrânia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul comunicou ao mercado que avalia oferta pública potencial de ações...

0
A Azul S.A. comunicou ao mercado que está avaliando uma potencial oferta pública primária de ações preferenciais, seguindo o regimento