Início Variedades

Avião C-130 da NASA participa de teste de lançamento aéreo especial em parceria com a Boeing

Imagem: U.S. Army Yuma Proving Ground

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) informa que seu avião C-130 Hércules, gerenciado pelo Escritório de Aeronaves da Instalação de Voo de Wallops na Virgínia (Wallops Flight Facility), forneceu suporte de entrega aérea para um teste de lançamento de paraquedas de tripulação comercial de missão espacial.

O teste bem-sucedido, em 9 de janeiro no Campo de Testes de Yuma do Exército dos EUA (Yuma Proving Ground), Arizona, foi realizado em apoio ao Programa de Tripulação Comercial da NASA (Commercial Crew Program) e do parceiro Boeing, que estão desenvolvendo capacidade de transporte de tripulação de e para a Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station).

Estava em teste um sistema de paraquedas modificado para a espaçonave Starliner da Boeing. O sistema, que envolvia dois paraquedas de velame circular, exigia um conjunto de demonstração em condições estressantes para certificar a abertura bem-sucedida.

Durante a demonstração, a equipe do C-130 de Wallops lançou uma carga útil de 27.000 libras (12,2 toneladas) composta pelo Veículo de Teste de Liberação do Compartimento de Paraquedas (Parachute Compartment Drop Test Vehicle) e pelo Sistema de Desdobramento em Altitude Média (Mid-Altitude Deployment System).

A equipe liberou a carga de uma altitude de 13.000 pés (3,9 km) enquanto coordenava e cronometrava seus esforços com helicópteros UH-60 do Exército dos EUA e usava uma aeronave AFRC B-200 da NASA para documentar a missão pela captura de fotos e vídeo.

A equipe do C-130 de Wallops apoiou 16 testes bem-sucedidos de lançamento aéreo de paraquedas de tripulação comercial desde 2018.

Sair da versão mobile