Início Acidentes e Incidentes

Avião cai após a asa ‘dobrar’ para cima e quebrar em pleno voo no Tocantins

Uma imagem impressionante capturada no Tocantins mostra um avião agrícola sofrendo uma quebra de asa em pleno voo.

Cena do vídeo impressionante que você logo abaixo

O caso aconteceu na cidade de Lagoa da Confusão, no sul do Tocantins, não distante da divisa com o Mato Grosso e Pará. No vídeo, é possível ver uma aproximação a baixa altura de um avião Embraer Ipanema, o mais utilizado para pulverização aérea no país.

A aeronave prosseguia para um procedimento conhecido como “alijamento”, em que despeja o líquido que o avião leva, mas, por alguma razão ainda a ser explicada, após um comando de subida, as asas do Ipanema torcem para cima e dobram sobre a aeronave, causando a perda imediata de sustentação e a queda.

Um áudio, supostamente atribuído ao piloto da aeronave, diz que ele teria quebrado o braço, clavícula, algumas costelas e o joelho, saindo sem nenhum ferimento na região da cabeça ou dano em algum órgão vital.

As imagens abaixo mostram o momento de subida da aeronave, onde existe um aumento da carga nas asas e o consequente colapso. Aeronaves agrícolas são muito manobráveis e a asa não deveria simplesmente quebrar dessa forma. Uma investigação poderá dizer o que contribuiu para que a asa da aeronave não aguentasse tal força.

Milagre

Logo após o colapso das asas, o cinegrafista se desespera com a cena e corre para o avião. Outras fotos foram compartilhadas nas redes sociais mostrando o estrago da aeronave após a queda. Elas corroboram com o que alguns dizem ter sido um “milagre” o piloto ter superado tamanho impacto.

A parte da frente está toda destruída e existe muita lama pela fuselagem, indicando um forte impacto com o solo.

O avião do acidente tem matrícula PT-UZI e pertence à Aero Imagem Aviação Agrícola LTDA, e segundo a ANAC estava regular.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A