Avião que caiu em Nova York teve impacto gravado por câmera de segurança

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um piloto voando em um Cessna 421B sobreviveu a um acidente surpreendente, após perder a potência dos dois motores logo depois de decolar do aeroporto Republic, em Nova York. O momento do impacto no solo foi registrado por uma câmera de segurança.

O acidente que você viu no vídeo acima aconteceu no último domingo, dia 10 de janeiro, pouco depois das 13h locais. A aeronave de matrícula N421DP foi fabricada em 1972, e os relatos da mídia norte-americana sugerem que o piloto de 57 anos do Cessna estava sozinho durante o acidente.

Ele havia decolado da pista 32 do aeroporto, rumo ao norte em direção a Connecticut. Instantes depois, assim que o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) o liberou para mudar as frequências, o piloto afirmou que teve uma falha em um motor e estava inciando seu retorno.

Aeroporto Farmingdale Republic – Imagem: Google Maps

O ATC inicialmente direcionou o piloto a entrar novamente no circuito de voo padrão do pouso pela pista 32, mas, em seguida, observando a posição do Cessna e temendo um acidente, sugeriu que o piloto usasse a pista 14 (o sentido oposto da mesma em que havia decolado).

O piloto do Cessna aceitou, e o ATC o liberou para o retorno, mas o piloto imediatamente relatou a perda do segundo motor. Naquele momento, ele estava a 1.500 pés e a 5 milhas do aeroporto. Logo, tanto o piloto quanto o controlador perceberam que não era possível o Cessna retornar ao aeroporto.

Infelizmente, o vídeo do acidente mostra que o Cessna perdeu sustentação antes que o piloto pudesse chegar a algum local aberto na região. A aeronave caiu a cerca de 650 metros do campo mais próximo.

Um oficial da patrulha rodoviária viu o acidente e se deslocou imediatamente ao local, ajudando o homem a sair dos destroços. Os ferimentos do piloto foram graves, envolvendo várias fraturas que requerem cirurgia. No entanto, o piloto do Cessna estava consciente e coerente após o acidente.

Bombeiros relataram ao Inside Edition que o piloto recusou uma viagem de helicóptero para um hospital, dizendo: “Quer saber, acabei de sofrer um acidente de avião, não quero andar de helicóptero agora.

As comunicações entre o piloto e o controlador de tráfego foram divulgadas no vídeo que você pode ver a seguir. O áudio está em inglês, mas você pode utilizar as configurações no canto inferior direito do player para adicionar legendas e escolher a tradução automática delas para o português.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias