Um avião comercial com 17 passageiros a bordo caiu na cidade de Goma, no Leste da República Democrática do Congo, neste domingo (24) segundo autoridades locais.
Segundo o The Aviation Herald, o avião bimotor turboélice modelo Dornier-228-200, de matrícula 9S-GNH operado pela empresa local Busy Bee, caiu durante a decolagem de um voo para a cidade de Beni.
A aeronave colidiu com uma área residencial perto do aeroporto de Goma, informou a agência de notícias AFP. Heritier Said Mamadou, funcionário da Busy Bee, disse à AFP que o avião transportava 17 passageiros além de dois tripulantes.
Ainda não há confirmação do total de mortos e feridos, mas os dois tripulantes e todos os passageiros teriam falecido, e também haveria mortos e feridos entre pessoas em solo.
Mas, além da ocorrência em si, algo a mais que assusta nas primeiras imagens do acidente é a quantidade de curiosos amontoados muito próximos do local.
Sem dúvida uma grande dificuldade para trabalhos eficientes de resgate, além do próprio risco de mais pessoas se ferirem por uma explosão inesperada da aeronave.
Veja nos vídeos abaixo o amontoado de pessoas, enquanto é possível ouvir os estalos e ver a fumaça do fogo saindo do local.
#GOMA_RDC: Un crash d'avion serait à la base de plusieurs morts dans le Quartier MAPENDO. Des morts calcinés dans l'avion, et même ceux qui étaient dans le parrage où le crash s'est fait. @luchaRDC @gisele_kaj @TinaSalama2 @pascal_mulegwa @soniarolley @fatshi13 pic.twitter.com/dBsx08ZiKN
— Ushindi (@eliezaireushin) November 24, 2019
#GOMA_RDC: Pendant le crash la population s'est permise de maitriser le feu elle-même, avant l'arrivée en retard des anti-incendies. C'est pourquoi certains habitants sont toujours victimes des explosions. @gisele_kaj @matumo_b @TinaSalama2 @radiookapi @luchaRDC @habariRDC pic.twitter.com/B6MswZSV51
— Ushindi (@eliezaireushin) November 24, 2019
Os acidentes aéreos são relativamente frequentes na República Democrática do Congo por causa de padrões de segurança fracos ou inexistentes e pouca preocupação com manutenção. Todas as companhia aéreas do país, incluindo a Busy Bee, estão proibidas de operar na União Europeia.
Em outubro, um avião de carga também partindo do mesmo aeroporto caiu uma hora após a decolagem, matando todos os oito passageiros e tripulantes.