Início Acidentes e Incidentes

Avião cai sobre casas no Congo e imagens assustam pelo número de curiosos ao redor

Um avião comercial com 17 passageiros a bordo caiu na cidade de Goma, no Leste da República Democrática do Congo, neste domingo (24) segundo autoridades locais.

Acidente Queda Avião Dornier 228 Congo

Segundo o The Aviation Herald, o avião bimotor turboélice modelo Dornier-228-200, de matrícula 9S-GNH operado pela empresa local Busy Bee, caiu durante a decolagem de um voo para a cidade de Beni.

A aeronave colidiu com uma área residencial perto do aeroporto de Goma, informou a agência de notícias AFP. Heritier Said Mamadou, funcionário da Busy Bee, disse à AFP que o avião transportava 17 passageiros além de dois tripulantes.

Dornier 228 – Imagem: Busy Bee

Ainda não há confirmação do total de mortos e feridos, mas os dois tripulantes e todos os passageiros teriam falecido, e também haveria mortos e feridos entre pessoas em solo.

Mas, além da ocorrência em si, algo a mais que assusta nas primeiras imagens do acidente é a quantidade de curiosos amontoados muito próximos do local.

Imagem: Pamela Tulizo / AFP

Sem dúvida uma grande dificuldade para trabalhos eficientes de resgate, além do próprio risco de mais pessoas se ferirem por uma explosão inesperada da aeronave.

Veja nos vídeos abaixo o amontoado de pessoas, enquanto é possível ouvir os estalos e ver a fumaça do fogo saindo do local.

Os acidentes aéreos são relativamente frequentes na República Democrática do Congo por causa de padrões de segurança fracos ou inexistentes e pouca preocupação com manutenção. Todas as companhia aéreas do país, incluindo a Busy Bee, estão proibidas de operar na União Europeia.

Em outubro, um avião de carga também partindo do mesmo aeroporto caiu uma hora após a decolagem, matando todos os oito passageiros e tripulantes.

Sair da versão mobile