Avião Cessna Caravan foi alvo de disparos de milícia na curva para aproximação ao pouso em Papua

Imagem de fundo: P. Alejandro Diaz / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons – Edição: AEROIN

Na última segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023, às 10h45, um avião do tipo Cessna Grand Caravan, registrado sob a matrícula PK-HVV, realizando um voo apenas com carga a bordo, foi alvo de tiros quando se aproximava do pouso no aeroporto de Oksibil, em Papua, Indonésia.

Segundo a mídia local, com base nas informações dos pilotos e oficiais do controle de tráfego aéreo, o tiroteio ocorreu no momento da curva de base pela direita para a aproximação final à pista 11. A distância é de aproximadamente 2 milhas náuticas, ou 3,6 km, da cabeceira da pista.

O avião pertence à empresa Dimonim Air, segundo companhia descreve em seu próprio site.

“O piloto relatou ao oficial de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) e imediatamente retornou ao aeroporto de origem, ou seja, Aeroporto Tanah Merah”, explicou M. Kristi Endah Murni, Diretor Geral de Aviação Civil, em comunicado à imprensa na quarta-feira, 11 de janeiro.

Após o pouso, foram encontradas marcas de tiros em várias partes do avião, como na parte frontal inferior, que penetrou na região da cabine de comando. “Felizmente a tripulação do avião ficou bem durante o incidente”, disse Kristi.

Imagem: Diretoria Geral de Aviação Civil da Indonésia
Imagem: Diretoria Geral de Aviação Civil da Indonésia

Por uma questão de segurança e proteção de voo, desde a terça-feira, dia 10, as rotas de voo de e para Oksibil da empresa operadora do Caravan deixaram de operar até que as condições sejam declaradas seguras pelas autoridades.

No entanto, para reforçar a segurança e permitir a evacuação de pessoa do local devido à situação de emergência de segurança, as aeronaves de outras empresas estão operando no aeroporto.

O Exército de Libertação Nacional de Papua Ocidental (TPNPB) em Bintang Mountains Regency, província montanhosa de Papua, teria sido o responsável por abrir fogo contra o avião. O grupo armado também incendiou a Escola Profissional Oksibil 1.

O porta-voz da Polícia de Papua, Sr. Comr. Ignatius Benny Ady Prabowo, disse que o tiroteio foi supostamente realizado pelas tropas do 35º Comando de Área de Defesa do TPNPB, lideradas por Ananias Atimin Bintang.

Desde o incidente do tiroteio, as Forças de Defesa Nacionais (TNI) e a Polícia Nacional (Polri) estão realizando varreduras na região. Para a área do aeroporto (lado ar e lado terra), a segurança foi realizada por oficiais da Kopasgat (infantaria e corpo de forças especiais da Força Aérea da Indonésia).

O objetivo é apoiar a evacuação do pessoal do aeroporto, sendo realizada o mais rápido possível, mas não completamente, para manter a capacidade operacional mínima quando houver situações de urgência e emergência na região do aeroporto.

Kristi espera que as condições no Aeroporto de Oksibil sejam seguras e sob controle novamente, para que o aeroporto possa operar totalmente para voos.

“Apelamos aos colegas de plantão no aeroporto de Oksibil para aumentar sua vigilância e sempre orar a Deus Todo-Poderoso para que recebam proteção e as condições voltem a ser favoráveis”, disse Kristi.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.