Avião chinês “parecido” com jato americano faz primeiro voo em companhia da Indonésia

Foto: Transnusa

A TransNusa Airlines da Indonésia anunciou que colocou oficialmente sua primeira aeronave COMAC ARJ-21 em operação comercial após passar por uma série de certificados de operador aéreo rigorosos da Direção Geral de Aviação Civil da Indonésia (DGCA) e completou seu voo inaugural de Jacarta para Bali.

A aeronave ARJ-21 é uma aeronave regional turbofan de curto e médio alcance desenvolvida pela COMAC, com alcance de voo de 2.225-3.700 quilômetros, dependendo da configuração. Uma curiosidade é que o jato é praticamente um sósia do jato regional americano DC-9/MD-80, um clássico que fez história algumas décadas atrás e do qual ainda há exemplares da família ainda voando pelo mundo.

Segundo a COMAC, que produz o jato, ele tem bom desempenho em altas temperaturas e resistência ao vento cruzado, sendo adequado para o clima e ambiente operacional geográfico da Indonésia. A aeronave é equipada com dois motores GE CF34-10A, com Honeywell Flight Control System e Collins Aerospace Avionics System. 

Até agora, mais de 100 aeronaves ARJ-21 foram entregues, e a operação ultrapassou 200.000 horas de voo cumulativas.

O clássico jato DC-9 – Foto de Cory W Watts, CC

A aeronave ARJ-21 introduzida pela TransNusa é configurada com um layout de classe econômica de 95 assentos. A TransNusa especificou o interior da cabine, assentos de passageiros e pintura, e todos os assentos são cobertos com tecidos de couro. A fuselagem da aeronave é pintada com a bandeira nacional da Indonésia, e a pintura adotou o tom de cor do logotipo da TransNusa, refletindo o firme compromisso com o desenvolvimento sustentável da aviação.

Bernard Francis, CEO da TransNusa, disse: “Apoiamos totalmente o programa de promoção do turismo iniciado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para atrair turistas que visitam a Indonésia, apoiando o crescimento econômico na indústria do turismo. Como parte de nosso apoio a esta iniciativa, estamos apresentando a aeronave ARJ-21-700, que é a opção certa para o mercado do Sudeste Asiático e se adapta à demanda do mercado com a configuração otimista. Acreditamos que as aeronaves ARJ-21 podem corresponder ao mercado de aviação em rápido desenvolvimento na Indonésia e no Sudeste Asiático e oferecer aos passageiros opções de viagens aéreas de alta qualidade. 

Wu Yongliang, vice-presidente e CFO da COMAC, disse: “Agradecemos sinceramente à TransNusa e à CALC pela confiança. Este primeiro voo comercial marca o início oficial da “nova viagem” da aeronave ARJ-21 operando no mercado indonésio. A COMAC fará o possível em suporte operacional e de serviços, cooperando estreitamente com a TransNusa para fornecer aos passageiros uma experiência aérea mais confortável e contribuindo para a rede de transporte aéreo da Indonésia e o desenvolvimento do mercado”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias