Avião com 200 passageiros é recebido pela polícia devido à presença de um penetra a bordo

Foto: Patrick Durkin via Twitter

Uma falha nos controles de segurança do aeroporto de Melbourne, na Austrália, fez com que um voo doméstico com 200 passageiros fosse retido em Sydney, após o pouso. O motivo: policiais descobriram que um passageiro não havia passado pela triagem do aeroporto de origem, incluindo raio-x e detector de metais.

O caso foi registrado na quarta-feira (7) a bordo do voo QF487 da Qantas. Todo o desenrolar da história foi compartilhado por passageiros através de diferentes contas do Twitter (os tuites estão disponíveis ao longo desta publicação).

Logo que o voo pousou, agentes policiais se posicionaram para receber a aeronave. Em países com controles estritos de segurança, como é o caso da Austrália, deixar um passageiro não checado desembarcar poderia representar um risco de segurança ou mesmo de contrabando. Como resultado, todos a bordo tiveram que ser escoltados para uma área apartada do aeroporto, a fim de passar por uma nova triagem.

Em um comunicado, um porta-voz da Qantas confirmou que um único passageiro havia inadvertidamente entrado na área segura (ARS) do lado-ar do terminal doméstico sem passar pelos controles de segurança e que isso foi identificado apenas após a decolagem do avião.

“Como precaução, todos os passageiros do QF-487 foram escoltados para fora da aeronave quando aterrissou em Melbourne e levados pelo aeroporto”, disse o porta-voz da companhia aérea em comunicado por e-mail à mídia local. “Vamos investigar para entender como esse incidente ocorreu e pedimos desculpas por qualquer inconveniente para os passageiros no voo.”

Não houve novas informações sobre o resultado da nova inspeção de segurança. Todos os viajantes precisaram passar pela nova triagem porque, caso o “penetra” tivesse levado algo ilícito para dentro do avião, poderia ter repassado a outro viajante que entrou “legalmente”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias