Um avião que, por sua matrícula, seria supostamente registrado no Brasil, foi encontrado pelo Exército da Guatemala, país localizado na América Central, neste último final de semana.
Conforme imagens publicadas pelo perfil Ejército Guatemala, o bimotor destruído, que aparenta ser um Piper PA-31 Navajo, apresenta em sua fuselagem a matrícula PT-ECU.
Na descrição, a informação é de que a aeronave foi encontrada na madrugada do domingo, 3 de abril, no município de Cobán, na Guatemala, e que soldados realizavam operações de busca e rastreamento de possíveis ilícitos que poderiam estar sendo transportados.
Unidades del #EjércitoGT localizaron aeronave que aterrizó esta madrugada en Cobán, #AltaVerapaz. Soldados realizan operaciones de búsqueda y rastreo de posibles ilícitos. Se ampliará pic.twitter.com/9cB3Ywkq9y
— Ejército Guatemala (@Ejercito_GT) April 3, 2022
Apesar da matrícula de identificação vista no avião, uma busca no banco de dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) retorna o resultado “Registro não encontrado!”.
Além disso, dados históricos da aviação brasileira indicam que essa matrícula PT-ECU pertenceu no passado a um Embraer EMB-810C Seneca, também bimotor, mas com design diferente do visto nas imagens.
Além dele, nesse mesmo domingo o Ejército Guatemala reportou outra aeronave encontrada destruída em El Pato, desse mesmo porte semelhante ao do Navajo ou do Seneca, no que parece ser uma pista no meio da floresta:
Unidades del #EjércitoGT localizaron una segunda aeronave que aterrizó esta madrugada en cercanías de El Pato, La Libertad, #Petén. Dando aviso a las autoridades correspondientes. Se ampliará. pic.twitter.com/iqck5q8wcy
— Ejército Guatemala (@Ejercito_GT) April 3, 2022
No caso desta segunda descoberta, ainda não havia informações conhecidas sobre o modelo ou matrícula até a publicação desta matéria.