Avião com matrícula brasileira falsa é achado por exército na América Central

Imagem: Ejército Guatemala

Um avião que, por sua matrícula, seria supostamente registrado no Brasil, foi encontrado pelo Exército da Guatemala, país localizado na América Central, neste último final de semana.

Conforme imagens publicadas pelo perfil Ejército Guatemala, o bimotor destruído, que aparenta ser um Piper PA-31 Navajo, apresenta em sua fuselagem a matrícula PT-ECU.

Na descrição, a informação é de que a aeronave foi encontrada na madrugada do domingo, 3 de abril, no município de Cobán, na Guatemala, e que soldados realizavam operações de busca e rastreamento de possíveis ilícitos que poderiam estar sendo transportados.

Imagem: Ejército Guatemala

Apesar da matrícula de identificação vista no avião, uma busca no banco de dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) retorna o resultado “Registro não encontrado!”.

Além disso, dados históricos da aviação brasileira indicam que essa matrícula PT-ECU pertenceu no passado a um Embraer EMB-810C Seneca, também bimotor, mas com design diferente do visto nas imagens.

Além dele, nesse mesmo domingo o Ejército Guatemala reportou outra aeronave encontrada destruída em El Pato, desse mesmo porte semelhante ao do Navajo ou do Seneca, no que parece ser uma pista no meio da floresta:

Imagem: Ejército Guatemala

No caso desta segunda descoberta, ainda não havia informações conhecidas sobre o modelo ou matrícula até a publicação desta matéria.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Único Boeing executivo do Brasil é visto nas instalações da Gol...

0
O maior jato privado do Brasil, raramente visto em operação, está nas instalações da GOL e a presença deste Boeing levantou dúvidas.