Avião com paraquedistas tem pane após decolar e cai ao tentar retornar na Rússia

Um avião bimotor turboélice Let L-410 caiu perto do aeroporto de Menzelinsk, estado do Tartaristão, na Rússia, na manhã deste domingo, 10 de outubro. O incidente aconteceu às 9h23 do horário local, segundo relatado pelo serviço de imprensa do Ministério de Emergências da Rússia para o Tartaristão.

De acordo com o departamento, unidades da guarnição de bombeiros e resgate de Menzelinsk foram ao local para o resgate da aeronave, que levada 22 pessoas, sendo dois pilotos e 20 paraquedistas.

Conforme se nota pelas imagens do acidente, a aeronave envolvida é registrada sob a matrícula RF-94591. Trata-se de um L-410UVP-E3 fabricado em 1987.

Let L-410 semelhante ao acidentado – Imagem ilustrativa: Mottld / Domínio Público, via Wikimedia Commons

O início do problema que resultou na queda do turboélice L-410 pode ser uma falha do motor esquerdo. Segundo comentou o chefe do estado do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, quando o avião estava a 70 metros de altitude após a decolagem, os pilotos relataram que o motor esquerdo falhou e pediram um pouso de emergência.

No entanto, o voo não pôde ser continuado até o retorno. O avião foi observado voando na “perna do vento” (sentido oposto ao pouso antes da curva para alinhar com a pista) até que perdeu altura e impactou-se contra o solo. Ele bateu em uma parede de pedra e uma pilha de toras.

Rustam enfatizou que os serviços de resgate fizeram tudo ao seu alcance, mas, como resultado da tragédia, 16 pessoas morreram. As outras 6 ficaram feridas e foram levadas para hospitais, mas ainda não há atualizações sobre o estado de saúde delas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias