Avião comercial teria caído em área do Taliban, no Afeganistão; informações ainda são desencontradas

Autoridades afegãs dizem que um avião caiu nessa segunda-feira, 27 de janeiro, na província de Ghazni, no Leste do país. Ele pertenceria à companhia aérea estatal do país Ariana Airlines, mas a empresa nega o fato.

Acidente Queda Avião Comercial Ghazni Afeganistão

“Houve um acidente aéreo, mas não pertence à Ariana porque os dois voos administrados pela Ariana hoje, de Herat para Cabul e Herat para Délhi, estão seguros”, disse o CEO interino da companhia, Mirwais Mirzakwal Mirzakwal, à agência de notícias Reuters.

Mais cedo, três autoridades do governo afegão disseram que um dos aviões da companhia estatal havia caído na área de Sado Khel, no distrito de Deh Yak, na província de Ghazni, por volta das 13h10 no horário local (08h40 no horário GMT).

Fontes oficiais da província disseram que o avião estava a caminho de Ghazni, vindo de Herat, quando caiu.

O avião acidentou-se em um território sob controle do Taliban, informou a Tolo News, acrescentando que as forças especiais afegãs serão enviadas ao local do acidente.

Além da declaração do CEO, a Ariana Airlines divulgou um comunicado em sua página dizendo que todas as suas aeronaves estavam operacionais e seguras:

A província montanhosa de Ghazni fica no sopé das montanhas Hindu Kush e a região é muito fria no inverno.

O último grande acidente aéreo comercial no Afeganistão ocorreu em 2005, quando um voo da Kam Air do Oeste de Herat para a capital Cabul colidiu com as montanhas ao tentar pousar em meio a uma nevasca.

A nação do Sul da Ásia, no entanto, sofreu uma série de acidentes mortais mais recentes com operações militares.

Um dos mais impressionantes ocorreu em 2013, quando um jato de carga Boeing 747 caiu logo após a decolagem da base aérea de Bagram, ao norte de Cabul, a caminho de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Todos os sete membros da tripulação do Jumbo morreram, já que a aeronave mergulhou e explodiu conforme mostrou a gravação feita a partir de um veículo. Veja a seguir:

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Japão recebe jatinho com algo muito diferente na cabine de passageiros;...

0
A Textron Aviation anunciou que entregou um avião Cessna Citation Longitude com uma cabine de passageiros muito diferente dos jatos comuns.